Início Internacional Rússia lança mais de 570 drones no maior ataque aéreo do mês...

Rússia lança mais de 570 drones no maior ataque aéreo do mês contra Ucrânia

0
"Carro do senhorzinho é lixo", disse Bia Miranda sobre acidente com Porsche
Ataque russo em Lviv, na Ucrânia  • Reprodução/Reuters

A Força Aérea ucraniana afirmou que a Rússia utilizou 574 drones e 40 mísseis em ataque noturno na Ucrânia, nesta quinta-feira (21), o maior até agora em agosto.

A investida russa matou uma pessoa, feriu pelo menos 18 e atingiu uma fábrica de eletrônicos dos Estados Unidos no oeste do país, informaram autoridades ucranianas.

Uma ofensiva com míssil feriu 15 pessoas e destruiu as instalações de armazenamento da fábrica na cidade de Mukachevo, informaram os serviços de emergência e autoridades locais na região oeste da Transcarpátia.

A televisão nacional mostrou o governador da região, Myroslav Biletskyi, perto do prédio envolto em fumaça, afirmando que a fábrica produzia eletrônicos de consumo, enquanto o ministro das Relações Exteriores, Andrii Sybiha, condenou o ataque em uma publicação no X.

“Uma instalação totalmente civil que não tem nada a ver com defesa ou com o exército”, disse ele. “Este não é o primeiro ataque russo a empresas americanas na Ucrânia, depois dos ataques aos escritórios da Boeing em Kiev no início deste ano e de outros ataques.”

Na cidade de Lviv, no oeste do país, o ataque matou uma pessoa, feriu outras três e danificou 26 casas, segundo o governador Maksym Kozytskyi.

“É por isso que os esforços para forçar a Rússia a encerrar a guerra são tão cruciais”, disse Sybiha.

O ataque ocorreu em um momento de intensos esforços do presidente dos EUA, Donald Trump, para pôr fim à guerra russa na Ucrânia.

A Rússia, que nega ter como alvo civis, usou mísseis e drones para atingir cidades ucranianas distantes das linhas de frente da guerra.

Milhares de civis, a grande maioria ucranianos, foram mortos desde a invasão russa em 2022.

Entenda a guerra na Ucrânia

A Rússia iniciou a invasão em larga escala da Ucrânia em fevereiro de 2022 e detém atualmente cerca de um quinto do território do país vizinho.

Ainda em 2022, o presidente russo, Vladimir Putin, decretou a anexação de quatro regiões ucranianas: Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia.

Os russos avançam lentamente pelo leste e Moscou não dá sinais de abandonar seus principais objetivos de guerra. Enquanto isso, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, pressiona por um acordo de paz.

A Ucrânia tem realizado ataques cada vez mais ousados dentro da Rússia e diz que as operações visam destruir infraestrutura essencial do Exército russo.

O governo de Putin, por sua vez, intensificou os ataques aéreos, incluindo ofensivas com drones.

Os dois lados negam ter como alvo civis, mas milhares morreram no conflito, a grande maioria deles ucranianos.

Acredita-se também que milhares de soldados morreram na linha de frente, mas nenhum dos lados divulga números de baixas militares.

Os Estados Unidos afirmam que 1,2 milhão de pessoas ficaram feridas ou mortas na guerra.



Fonte: Noticias do Mundo – CNN

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile