Um ataque aéreo israelense atingiu a cidade de Deir al-Balah, no centro da Faixa de Gaza, nesta quinta-feira (21). Diversos palestinos correram para se salvar no momento da ofensiva, seguida por espessas nuvens de fumaça que deixaram o céu cinza.
O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres, pediu nesta quinta-feira (20) um cessar-fogo imediato em Gaza, após Israel anunciar os primeiros passos de uma operação para tomar a Cidade de Gaza.
Israel, que convocou 60 mil reservistas do exército, segue adiante com o plano de tomar o maior centro urbano de Gaza, apesar das críticas internacionais a uma operação que provavelmente forçará o deslocamento de muito mais palestinos. O país atualmente detém cerca de 75% da Faixa de Gaza.
O conflito começou em 7 de outubro de 2023, quando homens armados liderados pelo Hamas atacaram comunidades no sul de Israel, matando cerca de 1.200 pessoas, a maioria civis, e levando 251 reféns, incluindo crianças, para Gaza, segundo dados israelenses.
Mais de 62 mil palestinos foram mortos na guerra aérea e terrestre de Israel em Gaza desde então, segundo autoridades de saúde de Gaza, que não dizem quantos eram militantes, mas disseram que a maioria dos mortos era mulheres e crianças.
Fonte: Noticias do Mundo – CNN
