O governo do Paraguai declarou nesta sexta-feira (22) o grupo Cartel de los Soles como uma organização internacional terrorista. A medida, sancionada pelo presidente Santiago Peña, vem em meio ao aumento da pressão dos Estados Unidos contra o suposto grupo criminoso venezuelano.
A presidência do Paraguai divulgou a assinatura do decreto em uma postagem nas redes sociais e escreveu: “o governo reafirma seu compromisso na luta regional contra o crime organizado e o narcotráfico transnacional”.
Nas últimas semanas, os Estados Unidos designaram o Cartel de los Soles como terrorista e acusaram o líder da Venezuela, Nicolás Maduro, de estar à frente da organização. O governo dos EUA também dobrou a recompensa por informações que possam levar à prisão de Maduro para US$50 milhões.
O que é o Cartel de los Soles?
Apesar de não haver informações oficiais sobre o cartel, a tese do governo americano é que ele surgiu junto à chegada de Hugo Chávez ao poder, em 1999, e foi responsável por uma espécie de “estatização do tráfico de drogas” no país, transformando a Venezuela em um narcoestado.
O nome Cartel de los Soles, em português Cartel dos Sóis, faz alusão às insígnias dos generais venezuelanos, que usam sóis em vez de estrelas.
Enquanto os EUA classificam o cartel como uma rede de quadrilhas organizada, liderada por Maduro e entranhada no governo venezuelano, investigações independentes o definem como uma rede descentralizada.
O Insight Crime e o Wilson Center, organizações reconhecidas internacionalmente por investigações sobre segurança na América Latina, reconhecem a existência do Cartel dos Sóis, mas como uma rede fragmentada de militares envolvidos no tráfico.
Já organismos internacionais como a ONU não mencionam o Cartel dos Sóis, mas classificam a Venezuela como um país de trânsito da cocaína.
Fonte: Noticias do Mundo – CNN
