Início Atualizações STF condena Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe de Estado

STF condena Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe de Estado

0
Primeira Turma do STF condena Jair Bolsonaro e sete aliados por tentativa de golpe e outros crimes; Alexandre Ramagem responde por três crimes.

Por 4 votos a 1, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes, em ação que investiga a trama golpista para manter-se no poder. É a primeira vez na história do país que um ex-presidente é punido por esse crime.

Leia também:
Com voto de Cármen Lúcia, STF forma maioria para condenar Bolsonaro e aliados na ação da trama golpista

Seguindo o voto do relator, Alexandre de Moraes, o colegiado entendeu que Bolsonaro cometeu os crimes de:

  • Organização criminosa armada

  • Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito

  • Golpe de Estado

  • Dano qualificado pela violência e grave ameaça

  • Deterioração de patrimônio tombado

Bolsonaro permanece inelegível e em prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica por ordem de Alexandre de Moraes.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Além do ex-presidente, mais sete aliados foram condenados pelos mesmos cinco crimes. A exceção é Alexandre Ramagem, que foi condenado apenas por organização criminosa armada, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado, com suspensão de parte das acusações.

Votação

Os votos pela condenação foram proferidos por Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, presidente do colegiado. Luiz Fux abriu divergência, absolvendo Bolsonaro e cinco aliados, mas condenou Mauro Cid e Braga Netto apenas pelo crime de abolição do Estado Democrático de Direito.

Cristiano Zanin afirmou: “As provas dos autos permitem concluir que os acusados objetivaram romper o Estado Democrático de Direito, valendo-se deliberadamente de concitação expressa ao uso do poder das Forças Armadas.”

Próximos passos

Após a votação, a Turma entrou na fase de dosimetria das penas, quando será definido o tempo de cada condenação. A prisão não ocorrerá automaticamente e depende da análise de recursos contra a condenação.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Réus condenados:

  • Jair Bolsonaro – ex-presidente

  • Alexandre Ramagem – ex-diretor da ABIN

  • Almir Garnier – ex-comandante da Marinha

  • Anderson Torres – ex-ministro da Justiça

  • Augusto Heleno – ex-ministro do GSI

  • Paulo Sérgio Nogueira – ex-ministro da Defesa

  • Walter Braga Netto – ex-ministro e candidato a vice em 2022

  • Mauro Cid – ex-ajudante de ordens de Bolsonaro

Fonte: Ponta Negra News

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile