Início Atualizações Primeira edição dos Jogos Escolares Indígenas

Primeira edição dos Jogos Escolares Indígenas

0
Primeira edição dos Jogos Escolares Indígenas reúne alunos de São Gonçalo e Macaíba com provas tradicionais que valorizam a cultura dos povos Tapuia Tarairiú.

A valorização da cultura e das raízes indígenas ganhou destaque em São Gonçalo do Amarante com a realização da primeira edição dos Jogos Escolares Indígenas, promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação (SME). O evento reuniu estudantes das comunidades de Lagoa de Tapará e Ladeira Grande, além de escolas do município de Macaíba.

Leia também:
Edição especial do Teleton celebra os 75 anos da AACD, com a meta de R$ 35 milhões

Localizado a cerca de 40 quilômetros de Natal, o distrito de Ladeira Grande é lar dos Tapuia Tarairiú, povo indígena tradicional do Nordeste. Agora, com os jogos escolares, crianças e jovens passam a vivenciar práticas culturais e esportivas dentro do ambiente escolar, fortalecendo a identidade e o pertencimento.

A competição contou com cerca de 80 crianças e incluiu modalidades tradicionais, como corrida com a tora, cabo de guerra, arco e flecha, arremesso de lança, atletismo e queimada, todas adaptadas para a faixa etária dos estudantes.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Segundo o professor Valdilson Ribeiro, coordenador dos jogos, a iniciativa é uma forma de reforçar o reconhecimento das identidades indígenas nas escolas.“Os jogos servem para mostrar a importância da nossa cultura e dar visibilidade ao nosso povo”, destacou também o coordenador de esportes Aldo.

Para Edinete dos Santos, gestora do CMEI Indígena Georgina Altina, o evento vai além da disputa esportiva.“Mais do que competição, os jogos representam união, respeito e orgulho de pertencer à nossa comunidade”, afirmou.

Atualmente, São Gonçalo do Amarante conta com duas escolas indígenas — o CMEI Georgina Altina Viana e a Escola Municipal Isabel da Silveira Luna — que participaram da primeira edição. Também integraram o evento as escolas Luís Cúrcio Marinho e Iolanda Chaves Lucena, do município de Macaíba.

Com a iniciativa, os Jogos Escolares Indígenas passam a integrar o calendário pedagógico municipal, como estratégia para aproximar a comunidade escolar dos saberes ancestrais e garantir que crianças e jovens reconheçam e valorizem suas origens.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Fonte: Ponta Negra News

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile