27.3 C
São Gonçalo do Amarante
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioAtualizaçõesRN recebe primeiro voo da nova rota regular que passa a conectar...

RN recebe primeiro voo da nova rota regular que passa a conectar Buenos Aires a Natal

O Rio Grande do Norte recebeu, na manhã desta terça-feira (30), o primeiro voo da nova rota regular, operada pela empresa aérea JetSMART, conectando a capital argentina Buenos Aires a Natal. O grupo de passageiros desembarcou por volta das 10h30 no Natal Airport, em São Gonçalo do Amarante, onde foi recebido pela governadora Fátima Bezerra (PT) e pelo diretor da Empresa de Promoção Turística do RN (Emprotur), Raoni Fernandes, entre outras autoridades.

A aeronave com capacidade para 180 passageiros partiu do Aeroporto de Ezeiza para o Natal Airport, administrado pela Zurich Airport Brasil. Em 2025, segundo a Emprotur, o número de argentinos que visitaram o Rio Grande do Norte cresceu quase 140%. O país é o que mais traz turistas estrangeiros para o estado.

Foto: Carmem Felix/Assecom-RN

“Hoje é um dia muito especial para nós, porque não é apenas o voo que nós estamos aguardando. Na verdade, nós estamos aqui celebrando mais um caminho muito importante para impulsionar, para aumentar o turismo do Rio Grande do Norte cada vez mais”, comemorou a governadora Fátima Bezerra.

A governadora destacou que, há muito tempo, não havia uma rota internacional direta e regular no Rio Grande do Norte.

“Nós estamos reinaugurando o novo tempo. Depois de mais de 20 anos, o turismo internacional volta ao Rio Grande do Norte com voos diários e regulares. Isso significa para nós melhoria da renda e geração de emprego para o nosso povo”, pontuou.

Impacto da segurança pública no crescimento do turismo no RN

Raoni Fernandes, diretor da Emprotur, atribuiu o crescimento da procura dos turistas estrangeiros pelo Rio Grande do Norte à melhoria em diversos setores do Rio Grande do Norte, como a redução dos índices de violência.

“Nós agora podemos promover o RN como um destino seguro. Quem faz turismo sabe a importância disso”, disse, comentando os dados que mostram a melhoria na segurança pública do RN.

A governadora disse que, além do trabalho de promoção feito pela Emprotur, a gestão estadual está fazendo “a lição de casa recuperando estradas, aumentando os investimentos em segurança pública, fomentando parcerias e a interiorização da atividade turística”.

Os números confirmam as afirmações da governadora e do diretor da Emprotur. O RN teve a maior redução entre os estados brasileiros na taxa de homicídios a cada 100 mil habitantes em 2023 em comparação com 2022, segundo levantamento do Atlas da Violência 2025.

A taxa de homicídios no Rio Grande do Norte, no período citado, caiu 18,8%. A média despencou de 32,5 para 26,4 mortes para cada 100 mil habitantes.

Além disso, Natal foi a capital nordestina com os menores índices de homicídios e crimes violentos em 2024, com taxa de 10,82 casos para cada 100 mil habitantes, segundo dados do Sistema Nacional de Indicadores da Segurança Pública, divulgados em janeiro pelo Ministério da Justiça.

Saiba Mais: “Governadora deu autonomia às forças de segurança do RN”, diz titular da Sesed

Recuperação das estradas é outro fator positivo, cita diretor da Emprotur

Foto: Carlos Costa/Assecom-RN

O diretor da Emprotur também citou a recuperação da malha viária potiguar como um dos fatores impulsionadores para o crescimento do turismo no Rio Grande do Norte.

“Hoje, nós podemos fazer interiorização do turismo porque temos estradas novas para os principais pontos turísticos do RN”, ressaltou.

Desde 2019, segundo o Governo do RN, foram recuperados 1.400 km de estradas na primeira etapa do “Programa de Restauração de Rodovias Estaduais”.

No final de setembro, a governadora assinou as ordens de serviço para recuperação de mais 664,8 km. No total, serão mais de 3,6 mil km de rodovias restauradas – o equivalente a mais da metade de toda a malha viária do RN.

Investimentos na promoção internacional

Foto: Carmem Felix/Assecom-RN

O diretor da Emprotur enfatizou, ainda, que o Governo do Estado faz “os investimentos necessários na promoção internacional”, o que, segundo ele, contribuiu para chamar a atenção da companhia argentina JetSmart.

“É um investimento em promoção no mercado internacional que permite que, a partir de hoje, 186 argentinos cheguem todos os dias ao RN”, completou Raoni Fernandes.

O CEO da Zurich Airport Brasil, administradora do terminal, Ricardo Gesse, também comemorou o início da nova operação.

“O Brasil vive um ótimo momento no turismo internacional, com crescimento no número de visitantes e o desejo cada vez maior de conhecer nosso país. Desde que assumimos a operação no Aeroporto de Natal, buscamos um trabalho integrado para agregarmos novos voos. O voo para Buenos Aires é fruto desse diálogo constante entre poder público, trade turístico, companhias aéreas e nós da Zurich Airport Brasil”, comentou.

Turismo internacional no RN cresce acima da média do Brasil em 2025

Foto: Carmem Felix/Assecom-RN

De acordo com a Emprotur, o número de turistas internacionais que chegaram ao Rio Grande do Norte entre janeiro e novembro de 2025, sobretudo via conexões aéreas, cresceu 44,9%.

Em números absolutos, 78,6 mil turistas estrangeiros visitaram o RN de janeiro a novembro de 2025, enquanto no mesmo período do ano passado foram 50,1 mil.

O crescimento do fluxo do turismo internacional no RN ficou acima do dado registrado no Brasil, que foi de 45%.

A Argentina continua liderando o ranking de países emissores de turistas internacionais com 34.239 visitantes, seguida de Portugal (6.669), Chile (4.711), Uruguai (3.593), Itália (2.172) e Paraguai (1,628). Espanha, Estados Unidos, França e Alemanha complementam o top 10.

Fonte: saibamais.jor.br

Veja ainda
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em alta