A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), anunciou nesta quarta (7) a convocação de 1.607 professores e especialistas em Educação que foram aprovados no concurso mais recente, realizado em 2025.
Todas as 16 Direds (Diretorias Regionais de Educação) do estado serão beneficiadas pela convocação. Inicialmente, estavam previstas 598 vagas.
“Um marco histórico! Depois de quase uma década sem concurso, damos um passo concreto na valorização dos educadores e no fortalecimento da escola pública, com a substituição de contratos temporários. É a maior convocação da história da educação público do RN! Receber esses profissionais já no início do ano é garantir mais qualidade, estrutura e compromisso com nossos estudantes”, publicou Fátima Bezerra em suas redes sociais.
O último concurso para professor e especialista em Educação havia sido realizado em 2015. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, a convocação respeita a Lei de Responsabilidade Fiscal, que permite convocações para reposição de pessoal em áreas essenciais. O custeio do pagamento dos profissionais será via recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
De acordo com a governadora Fátima Bezerra, essa é a maior convocação da história da educação pública do Rio Grande do Norte. Até abril do ano passado, o RN possuía 248 escolas em modelo de tempo integral, o que representava 36% da rede pública estadual. O objetivo é ampliar esses números já que os profissionais da Educação começam a trabalhar ainda no ano letivo de 2026.
Fonte: saibamais.jor.br
