O Governo do Rio Grande do Norte lançou, nesta quarta-feira (7), a Operação Verão 2026. A solenidade ocorreu na entrada do Centro de Convenções de Natal, em Ponta Negra. A ação começa nos primeiros dias de janeiro e seguirá até o fim do período carnavalesco, com investimento estimado em cerca de R$ 15 milhões.
Considerada a maior já realizada no estado, a Operação Verão 2026 terá o maior volume de recursos e o maior efetivo desde a criação da iniciativa. O reforço inclui ampliação do número de agentes, viaturas, equipamentos de prevenção, salvamento, resgate e patrulhamento, com foco na segurança de moradores e turistas durante a alta temporada.
“O sucesso da Operação Verão que a gente vem fazendo aqui no Rio Branco Norte, desde que a assumimos, reside exatamente na palavra integração. Primeira integração exatamente entre as
nossas forças de segurança. Todosunidos: a Polícia Civil, a Militar, os bombeiros… unidos para trazer proteção e segurança ao povo do Rio Grande do Norte”, declara a governadora do estado, Fátima Bezerra.
As ações serão concentradas em todo o litoral potiguar e envolverão, diariamente, aproximadamente 2.000 agentes de segurança pública, reunindo Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Penal e Detran-RN, além do apoio da Polícia Rodoviária Federal e das guardas municipais.
Entre as novidades desta edição está a atuação simultânea dos dois helicópteros da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), o Potiguar 01 e o Potiguar 02, além do emprego de duas lanchas cabinadas. Uma delas é a Potiguara, recentemente incorporada ao Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar (BPAmb), e a outra é a Fênix, utilizada pelo Grupamento de Busca e Salvamento Aquático (GBSA) do Corpo de Bombeiros Militar.
Guarda-vidas estarão distribuídos ao longo de todo o litoral do estado. A recomendação das autoridades é para que os banhistas sigam rigorosamente as orientações das equipes de salvamento e respeitem as sinalizações de risco.
Balanço da edição anterior reforça alerta
Os números registrados na última edição da Operação Verão ajudam a dimensionar a importância do reforço anunciado para 2026. Em janeiro de 2025, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte contabilizou 82 resgates por afogamento ao longo de todo o mês. Já nos primeiros dias da temporada seguinte, os dados indicaram um crescimento expressivo das ocorrências em curto espaço de tempo.
Somente nos quatro primeiros dias de janeiro de 2026, foram registrados 36 resgates de afogamento em praias e áreas de banho do estado, o que corresponde a cerca de 43% do total contabilizado em todo o mês de janeiro do ano anterior.
Apesar do reforço operacional e da atuação preventiva das equipes, o início da temporada também foi marcado por três mortes por afogamento, sendo duas em águas doces e uma em água salgada.
Um dos casos ocorreu no sábado (3), na praia de Tabatinga, em Nísia Floresta, na Grande Natal. Quatro pessoas se afogaram no local. Três jovens foram resgatadas com vida, mas uma adolescente de 14 anos desapareceu. O corpo foi encontrado no domingo (4). A vítima foi identificada como Lara Rebeca Ferreira da Silva.
“Para enfrentar o aumento significativo das ocorrências, a Operação Verão 2026 conta com equipes reforçadas, ampliação das escalas de serviço e abertura de novos postos de guarda-vidas em pontos estratégicos do litoral e áreas de maior concentração de banhistas em todo o Rio Grande do Norte”, informou o Corpo de Bombeiros Militar.
A corporação reforça que a maioria dos acidentes pode ser evitada com medidas simples, como respeitar as sinalizações, seguir as orientações dos guarda-vidas, evitar o banho de mar após o consumo de bebidas alcoólicas e manter crianças sempre sob supervisão.
SAIBA+
São Miguel do Gostoso: Justiça impõe controle de veículos nas praias
Encalhamento de golfinhos na Redinha alerta sobre como agir em resgate
Fonte: saibamais.jor.br
