Início Atualizações Garoto que se vestiu com farda nazista em formatura em Mossoró pede...

Garoto que se vestiu com farda nazista em formatura em Mossoró pede desculpas

0
Garoto que se vestiu com farda nazista em formatura em Mossoró pede desculpas

O adolescente que se vestiu com a farda de um soldado nazista do período da II Guerra Mundial, durante a festa de formatura do curso de Medicina no último sábado (10), em Mossoró, gravou um vídeo pedindo desculpas.

Peço desculpas a quem se sentiu ofendido, a quem se sentiu triste com essa situação, com minhas atitudes. Eu não sabia que repercussão isso poderia tomar”, começa o jovem.

O adolescente explica que comprou a fantasia em uma feira em Fortaleza e disse que sempre gostou de se fantasiar de personagens históricos, como Napoleão.

Pensei que fosse só mais um personagem, mas como vocês viram, não é. Peço desculpas também a minhas primas e minha família. Eu peço que me deem outra chance, pois estou errado, mas não sou um menino assim, sou um menino bom. Peço desculpas e que me perdoem”, finaliza no vídeo em que aparece sozinho.

O Ministério público do Rio Grande do Norte (MPRN), através da 10ª Promotoria de Justiça de Mossoró, instaurou um procedimento extrajudicial para a coleta de informações sobre o caso. A instituição recebeu diversas denúncias por meio de sua plataforma oficial.

A vereadora de Mossoró Plúvia Oliveira (PT) e a deputada estadual Isolda Dantas (PT), juntamente com a Comissão de Direitos Humanos da OAB, movimentos sociais, professores de instituições de ensino superior e representantes outros partidos políticos, protocolaram representação no Ministério Público Federal (MPF) solicitando a apuração de episódio.

A Delegacia Especializada de Atendimento ao Adolescente (DEA) de Mossoró também investiga o caso.

Em um dos registros, o menino aparece fazendo a saudação “Heil Hitler” (Salve Hitler), usada pelo Partido Nazista em sinal de culto à figura de Adolf Hitler (1889-1945).

A Master Produções e Eventos, responsável por organizar a festa, emitiu nota e afirmou que repudia de forma veemente qualquer ato, símbolo ou manifestação relacionada ao nazismo ou a ideologias de ódio.

A apologia ao nazismo é crime no Brasil, e não compactuamos, não toleramos e não aceitaremos esse tipo de conduta em eventos sob nossa responsabilidade. Com mais de 20 anos de atuação, a Master sempre pautou sua trajetória pelo respeito, diversidade, dignidade humana e responsabilidade social. Todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas, e nos colocamos à disposição para colaborar com quaisquer esclarecimentos necessários“, traz a nota.

A Facene, faculdade onde a turma se formou, também emitiu uma nota de repúdio e disse que tal gesto é repugnante e afronta os valores democráticos, a dignidade humana e a memória das vítimas do nazismo, o que é incompatível com os valores éticos, humanísticos e acadêmicos que orientam a instituição. A Facene também reforça que o evento não foi organização pela instituição, ainda assim, lamenta o ocorrido e o impacto ofensivo causado à comunidade.

Saiba +

Fonte: saibamais.jor.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile