A ReforAMAR está com inscrições abertas para uma nova edição do ReforAMAR Capacita, iniciativa de qualificação profissional voltada a pessoas LGBTQIAPN+, com foco especial em pessoas trans e travestis. O projeto busca fortalecer a autonomia e ampliar as possibilidades de inserção no mundo do trabalho por meio da formação na área da construção civil.
As aulas têm início no sábado, 24 de janeiro, e integram o Módulo 2 do programa, dedicado à pintura de parede tradicional e artística. A formação ocorre ao longo de quatro sábados consecutivos, das 13h às 18h30, totalizando 20 horas de carga horária. As atividades serão realizadas na sede da ONG ReforAMAR.
Para participar, as pessoas interessadas devem solicitar o formulário de inscrição por meio do direct da organização. Outras informações também podem ser obtidas pelo telefone (84) 98820-2018.
Mais do que um curso técnico, o ReforAMAR Capacita é apresentado como um espaço de aprendizado, acolhimento e transformação. A proposta alia formação prática à troca de experiências em um ambiente seguro, respeitoso e diverso, voltado a um público historicamente excluído de oportunidades formais de capacitação e emprego.
Uma das participantes do projeto, Ingrid Ominican, que é mulher compartilhou sua vivência com o projeto e destacou a importância de iniciativas que unem oportunidade e respeito. Em seu depoimento, ela ressaltou os desafios enfrentados ao retornar para Natal e a dificuldade de existir em uma sociedade que ainda impõe barreiras às pessoas trans. Ingrid também enfatizou o impacto simbólico e prático de estar em um espaço de formação conduzido por pessoas que compreendem essa realidade:
“Quando eu vejo hoje uma pessoa formada dando uma palestra para alguém como eu, isso mostra que, apesar das dificuldades, é possível construir caminhos. Estar aqui é uma forma de harmonizar nossas histórias e honrar quem veio antes de nós e não está mais presente, mas segue inscrito na nossa identidade”, afirmou.
A ReforAMAR e a Rede Inclusivah! destacam que a autonomia também se constrói a partir do afeto e do fortalecimento coletivo. Segundo as organizações, cada encontro do Capacita representa uma oportunidade de desenvolver habilidades, ampliar perspectivas de trabalho e criar novas conexões comunitárias.
O ReforAMAR Capacita conta com o apoio do Fundo Positivo LGBTQIA+ (re)existindo e do Fundo Positivo Saúde, HIV e Diversidade, que apoiam ações voltadas à inclusão, ao pertencimento e à promoção de direitos da população LGBTQIAPN+.
SAIBA+
Formação em roteiro impulsiona narrativas LGBTQIAP+ no cinema potiguar
Fundo Brasil abre inscrições para edital voltado à população LGBTQIAPN+
Fonte: saibamais.jor.br
