Na tradição oriental, o ano novo é comemorado durante todo o mês de janeiro. É a hora de desejar boas festas para o início de um ano próspero e estabelecer metas do que será realizado. Em Natal, essa tradição vai ser simplificada em dois dias de festa, o Shinnenkai, que será comemorado na sede do Instituto Ágora, localizado no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com entrada livre para toda a comunidade, também, de fora da universidade na próxima segunda (02) e terça (03).
“A intenção é integrar a comunidade acadêmica com as pessoas que não fazem parte da universidade, afinal são elas que financiam a instituição com seus impostos. Será dois dias de festa numa mescla entre ocidente e oriente porque lá eles comemoram o mês inteiro e aqui nós vamos fazer uma coisa resumida de dois dias”, explica Izabel Nascimento, coordenadora do Idiomas Sem Fronteiras.
Durante as comemorações, que tem entrada livre, haverá os coloridos desfiles de cosplay, oficina de dobraduras típicas do Japão e uma roda de conversa em japonês com uma professora nativa do Japão.
“Quem for da comunidade japonesa ou souber japonês pode participar, a conversa é aberta ao públicoe será com uma professora nativa do Japão que não fala português”, conta Izabel Nascimento.
No Rio Grande do Norte, se comemora em 2026 os 70 anos da imigração japonesa, quando 10 famílias chegaram a Pium, em Nísia Floresta, em 1956, e receberam lotes do governo para a produção de flores, verduras e hortaliças. Além disso, também será comemorado os 30 anos da Associação Cultural Nipo brasileira do Rio Grande do Norte.
“Na associa há 70 sócios que são representantes de cada família e não é todo mundo que se associa, então não sabemos quantos japoneses ou descendentes temos no RN. Chegamos a ter 250 famílias entre 2010 e 2014, depois foram saindo para outros estados. Teríamos que fazer um censo”, explica Wanda Mieko, presidente da Associação, que recentemente passou 40 dias no Japão e é uma das convidadas do Shinnenkai.
“Queremos que a comemoração seja não só para os descendentes, mas para todos que simpatizem com a cultura, que é muito rica, temos a obrigação de passar esse conhecimento adiante”, avalia.

Cursos
Dentro do Instituto Ágora funcionam alguns cursos rápidos, com menor tempo de duração, oferecidos pelo programa de Idioma sem Fronteiras da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), numa parceria com a Secretaria de Relações Internacionais da UFRN.
“Como a parceria foi feita dentro da extensão, temos a obrigação de colocar vagas para pessoas que não são da UFRN porque são elas que pagam os impostos que sustentam os cursos. No Instituto Ágora há vários projetos e um deles é o Idioma Sem Fronteiras, totalmente gratuito”, detalha Izabel.
O japonês é um dos sete idiomas oferecidos pela parceria, que abre turmas três vezes ao ano. São cerca de 50 vagas para uma demanda de mais de mil pessoas interessadas em aprender. Para saber quando uma nova turma será aberta, é preciso acompanhar o instagram dos cursos, CLIQUE AQUI.
“Temos cursos com 32 horas e 16 horas de duração, assim conseguimos atender uma turma por mês. São cursos são curtos porque a proposta é ensinar o mais prático, como pedir comida na Itália, ler textos acadêmicos ou se preparar para fazer um intercâmbio”, exemplifica Izabel Nascimento.
Confira a programação do Shinnenkai:
Dia 02 de fevereiro (segunda-feira)
Horário: a partir das 10h
10h – Abertura Institucional
Pronunciamento institucional
Abertura oficial do evento
Renata Archanjo @rearchanjo – Secretaria de Relações Internacionais (UFRN)
Cursos de Língua Japonesa no Brasil
Apresentação do Programa Idiomas sem Fronteiras – Japonês/UFRN
Profa. Izabel Souza do Nascimento – Coordenadora do NUCLI/UFRN
Prof. Luis Gardenal (Sensei) – Coordenador Nacional do ISF-Japonês
Pronunciamento institucional
Representante da Fundação Japão
Oficina Cultural
Furoshiki: usos e significados do tecido tradicional japonês
Sra. Wanda Mieko
Dia 03 de fevereiro (terça-feira)
Horário: a partir das 9h
Palestra Institucional
A JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão) e a experiência de participar de um curso no Japão
Sra. Wanda Mieko
Oficina
Modo de usar o Genkō Yōshi
(papel tradicional utilizado para a escrita de redações em japonês
Profa. Mari Fujiwara – UERJ
Oficina Cultural
Apresentação do chá japonês de Kakegawa
Profa. Emi Hisaoka Murakuki Nagai (Sensei)
Palestra Acadêmica
Partículas ou marcas de caso? O que é marca de “caso”?
Estrutura gramatical sob a perspectiva linguística e da análise comparativa entre idiomas
Prof. Alessandro Medeiros – UFRJ
Atividade Cultural
Nihongo Kissa
(café temático para prática de conversação em japonês)
Profa. Mari Fujiwara – UERJ
KARAOKÊ
Fonte: saibamais.jor.br