Sem categoria

Governo do RN nomeia Raimundo Aribaldo como novo secretário da Administração Penitenciária

O Governo do Rio Grande do Norte anunciou Raimundo Aribaldo Mendes de Souza como novo secretário de Estado da Administração Penitenciária (SEAP). Coronel da reserva da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN), o novo titular da pasta possui mais de três décadas de experiência na área de segurança pública.

Ao longo da carreira, Aribaldo exerceu funções de comando, gestão operacional, planejamento estratégico, liderança de equipes e gerenciamento de crises. Ele também possui experiência na área socioeducativa do estado, onde atuou como gerente de Segurança Institucional da Fundase.

Na função, participou de ações de planejamento, prevenção e gerenciamento de riscos, além da coordenação de equipes e do apoio à tomada de decisões em situações de maior complexidade.

Experiência na segurança pública

Raimundo Aribaldo ingressou na Polícia Militar do Rio Grande do Norte em 1989 e construiu uma carreira de mais de 30 anos na corporação.

Entre as funções exercidas estão a direção do Centro de Estudos Superiores da PMRN e a participação na criação e estruturação do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), unidade especializada em ocorrências críticas e operações de alta complexidade.

O novo secretário também acumula experiência em inteligência, gerenciamento de crises, gestão de riscos, operações especiais, planejamento logístico, gestão de pessoas e coordenação de grandes operações.

Formação e capacitação

Aribaldo é especialista em Segurança Pública e Cidadania, possui Curso Superior de Polícia e Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, além de outras capacitações na área de segurança pública.

A formação inclui treinamentos nacionais e internacionais, entre eles cursos de SWAT e proteção de dignitários nos Estados Unidos, além de capacitações em gerenciamento de crises, inteligência, contra-inteligência e contraterrorismo.

Em 2006, participou de uma missão internacional na Colômbia por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O coronel da reserva também atuou na formação de profissionais de segurança. Foi instrutor da Academia de Polícia Militar Cel. Milton Freire de Andrade e professor de Gerenciamento Integrado de Crises no curso de especialização em Gestão de Segurança Pública e Cidadania da Escola da Assembleia, com participação nas edições de 2023, 2024 e 2025.

Com a nomeação, o Governo do Estado aposta na experiência operacional e administrativa de Aribaldo para conduzir a política penitenciária do Rio Grande do Norte.

Fonte: Na Boca da Noite

Portal

About Author

Você também pode gostar de

Sem categoria

Mega-Sena acumula para R$ 25 milhões; confira números sorteados

Sem apostadores que acertassem seis dezenas, o prêmio da Mega-Sena acumulou na noite de sábado (11), segundo a Caixa Econômica Federal. O
Sem categoria

Adora Macaíba é sucesso de público em sua segunda edição – Portal de Notícias Senadinho

Foto: Luan Alves A Avenida Mônica Dantas ficou novamente lotada na noite deste sábado (11/07), reunindo milhares de pessoas em