27.3 C
São Gonçalo do Amarante
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioClima/TempoChuvas intensas causam alagamentos e transtornos em Natal; previsão aponta mais 30mm...

Chuvas intensas causam alagamentos e transtornos em Natal; previsão aponta mais 30mm nas próximas horas

Em apenas seis horas, choveu cerca de 90 milímetros na capital potiguar. Previsão indica continuidade das precipitações, com possibilidade de mais 30mm até o fim do dia.

A cidade de Natal enfrenta uma quarta-feira (18) de fortes chuvas que já causam uma série de transtornos à população. De acordo com dados da Defesa Civil e da previsão meteorológica, já choveu aproximadamente 90 milímetros em apenas seis horas, volume que supera o esperado para um único dia. E o alerta segue: os institutos de meteorologia indicam que mais 30 milímetros podem cair nas próximas horas.

O grande volume de água provocou alagamentos em diversos pontos da cidade, com destaque para as zonas Norte e Oeste, onde há registros de áreas completamente intransitáveis. Ruas como a avenida Moema Tinoco e trechos da avenida das Fronteiras, na zona Norte, ficaram submersos, impossibilitando o tráfego de veículos. Imagens e vídeos compartilhados nas redes sociais mostram carros ilhados e pedestres enfrentando a água na altura dos joelhos.

Lagoas de captação transbordaram, agravando ainda mais a situação em alguns bairros. Uma das mais afetadas foi a lagoa de captação da Zona Norte, que não suportou o volume acumulado e acabou extravasando. Com isso, a água invadiu ruas e áreas residenciais próximas, gerando preocupação entre os moradores.

Equipes da Defesa Civil, Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) e Urbana estão nas ruas tentando minimizar os impactos, mas alertam a população para evitar deslocamentos desnecessários e redobrar a atenção em áreas com histórico de alagamentos.

A recomendação também é para que os moradores das áreas de risco fiquem atentos e acessem os canais oficiais da prefeitura para atualizações. A previsão é de que as chuvas continuem nas próximas 24 horas, com tendência de intensificação durante a noite.

Transtornos e riscos

Além do transtorno no trânsito e nos acessos, as chuvas também colocam em risco a estrutura de encostas e a segurança de moradias em áreas de vulnerabilidade. Órgãos municipais reforçam o pedido para que qualquer sinal de deslizamento ou risco seja imediatamente comunicado pelo número 190 (emergência) ou 199 (Defesa Civil).

A Prefeitura de Natal informou que está em estado de atenção e que as equipes de monitoramento estão atuando em regime de plantão.


Veja ainda
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em alta