Atualizações

Campanha da Fraternidade 2026 propõe debate sobre moradia digna no RN

Share
Campanha da Fraternidade 2026 propõe debate sobre moradia digna no RN
Share

A Arquidiocese de Natal já iniciou oficialmente a edição 2026 da Campanha da Fraternidade. O lançamento ocorreu na manhã da Quarta-feira de Cinzas (18), durante missa na Catedral Metropolitana de Natal, presidida pelo arcebispo Dom João Santos Cardoso. Neste ano, a campanha tem como tema Fraternidade e Moradia e lema bíblico “Ele veio morar entre nós (Jo 1,14)”. A proposta amplia o debate sobre o direito à habitação para além da existência física de uma casa, abordando também estabilidade familiar, dignidade e inclusão social.

De acordo com o coordenador arquidiocesano da campanha, padre Rodrigo Paiva, as paróquias terão papel central na mobilização. “Durante o período da Campanha da Fraternidade é muito propício que as paróquias assumam as duas colunas principais: primeiro a conscientização, entender por que o tema, e depois a busca de soluções concretas”, afirma em entrevista à Agência Saiba Mais.

Na prática, a arquidiocese pretende ampliar a formação dos fiéis por meio de encontros presenciais, materiais catequéticos e conteúdos digitais. “Vamos intensificar a formação nas paróquias, preparar podcasts e promover círculos de conversa, principalmente com jovens, escolas e instituições sociais, para que haja espaços reais de reflexão”, explicou o sacerdote.

Além da conscientização, a campanha pretende aproximar a população de políticas habitacionais. “Queremos estreitar caminhos para que os incentivos sociais cheguem a quem precisa, como programas habitacionais e acesso ao crédito para moradia”, disse.

As comunidades também deverão levantar dados sobre a própria realidade local. “Cada paróquia é chamada a conhecer seu território: quantos moram ali, em que condições vivem, qual é a consciência de moradia existente”, acrescentou.

O padre destaca que o tema não se limita à falta de casa. A campanha inclui problemas urbanos e sociais mais amplos. “Não estamos observando somente o fato de ter ou não ter habitação. Entram em jogo moradores em situação de rua, famílias desabrigadas, especulação imobiliária, despejos e até a necessidade de reformas estruturais no campo e na cidade”, afirmou.

Ele também aponta uma dimensão humana da discussão. “Há casas que existem fisicamente, mas não cumprem o papel de cuidado, não são acolhedoras nem inclusivas. A moradia também envolve relações familiares e dignidade”, disse.

A temática já apareceu na campanha nos anos 1990, mas retorna agora com abrangência maior. “Trazer esse tema é dar visibilidade a um problema social urgente que impede estabilidade e progresso na vida das pessoas”, avaliou.

Segundo o coordenador, a iniciativa pretende estimular ação conjunta entre Igreja e sociedade. “Nosso objetivo é refletir e apontar soluções para a problemática da moradia, para que todos tenham o direito assegurado a uma moradia digna”, concluiu.

O Rio Grande do Norte registrou 3.345 pessoas em situação de rua em 2025, mais que o dobro de 2020, quando eram 1.597. O crescimento foi de 109,4% em cinco anos. Apenas em Natal vivem 2.103 pessoas nessa condição, cerca de 62,8% do total estadual, segundo levantamento do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua.

A Igreja Católica considera a casa elemento essencial para segurança, saúde, educação e desenvolvimento humano, razão pela qual a campanha busca mobilizar comunidades, poder público e sociedade civil ao longo de todo o período quaresmal.

SAIBA+
Movimentos sociais protestam contra lei que criminaliza luta pelo direito à moradia no RN

Fonte: saibamais.jor.br

Share

Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Articles
Atualizações

Carnaval 2026: Veja programação dos blocos do Rio neste domingo

No último dia de carnaval no Rio de Janeiro, neste domingo, (22),...

Atualizações

Lula diz que Sul Global pode mudar a lógica econômica do mundo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a união dos países...

Atualizações

São Paulo e Palmeiras se garantem nas semis do Campeonato Paulista

Os dois primeiros semifinalistas do Campeonato Paulista foram definidos na noite deste...

Atualizações

Defesa Civil interdita novas casas após transbordo de lagoa na Zona Norte

As equipes da Defesa Civil do Rio Grande do Norte e de...

Sair da versão mobile