Membros da oposição e governistas repercutem a operação da PF (Polícia Federal), nesta sexta-feira (18), que cumpriu mandados de busca e apreensão na residência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e na sede do PL (Partido Liberal), em Brasília.
Oposição
Em inglês, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, escreveu em suas redes sociais as determinações do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.
Alexandre de Moraes double down and after Bolsonaro's video to @realDonaldTrump yesterday, Moraes ordered today to @jairbolsonaro:
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) July 18, 2025
1-Wear electronic ankle bracelet;
2-He cannot leave house between 7 p.m. and 7 a.m.;
3-He cannot use social media;
4-He is prohibited from… pic.twitter.com/AeJd0otELd
O outro filho do ex-presidente, o senador Flávio Bolsonaro publicou uma foto com o pai e disse: “Fica firme, pai, não vão nos calar!”.
Fica firme, pai, não vão nos calar!
— Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) July 18, 2025
A proposital humilhação deixará cicatrizes nas nossas almas, mas servirão de motivação para continuarmos lutando pelo nosso Brasil livre de déspotas.
Proibir o pai de falar com o próprio filho é o maior símbolo do ódio que tomou conta de… pic.twitter.com/sQTWoMpoPm
O líder do PL (Partido Liberal), deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), criticou a operação da PF e defendeu Bolsonaro ao alegar que não haveria razão para a recente decisão de Moraes do uso de tornozeleira eletrônica.
“Isso não é justiça. É censura. É a tentativa desesperada de calar quem ainda representa milhões”, declarou Sóstenes.
Colocaram tornozeleira em Bolsonaro.
— Sóstenes Cavalcante (@DepSostenes) July 18, 2025
Mas não há crime, não há condenação, não há prova.
Só há um “delito”: enfrentar o sistema.
Agora ele está proibido de:
• usar redes sociais
• sair de casa à noite
• falar com embaixadores
• conversar com aliados
Isso não é justiça. É…
Já o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) citou a Venezuela ao comentar a decisão.
Busca e apreensão, tornozeleira, proibição de falar com embaixadores, diplomatas e até com o próprio filho Eduardo. Isso tudo um dia após Bolsonaro receber uma carta de apoio de Trump. Venezuela está com inveja.
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) July 18, 2025
Já a deputada federal Carol de Toni (PL-SC) considera a ação contra Bolsonaro “inacreditável” e a denomina de “perseguição”.
Inacreditável. Após Trump ser claro quanto as causas das sanções aplicadas ao Brasil, a perseguição fica ainda mais implacável contra Bolsonaro e sua família. Isso só confirma o estado de exceção que estamos vivemos. pic.twitter.com/EPORYbRh26
— Carol De Toni (@CarolDeToni) July 18, 2025
Governistas
O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), publicou em seu X (antigo Twitter): “Grande dia!”
Grande Dia! Bolsonaro recebe visita da PF e passa a usar tornozeleira eletrônica. No Brasil, os golpistas vão ser punidos. pic.twitter.com/VNsQZEVlXD
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) July 18, 2025
Usando as mesmas palavras de Boulos, o líder do PT (Partido dos Trabalhadores) na Câmara, Lindbergh Farias comentou: “Bolsonaro vai pagar por todos os seus crimes”.
URGENTE 🚨
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) July 18, 2025
Jair Bolsonaro é alvo de operação da PF e usará tornozeleira eletrônica por ordem de Alexandre de Moraes. Essa é uma medida fundamental para impedir que ele fuja do Brasil, como já vínhamos defendendo em diversas representações à PGR e ao STF. Bolsonaro vai pagar por…
Para a deputada federal Sâmia Bonfim, “o grande dia está cada vez mais próximo”.
O cerco vai se fechando, o grande dia está cada vez mais próximo. Que venha a prisão e esse bandido responda por todos os crimes que cometeu contra o Brasil e os brasileiros! #BolsonaroNaCadeia pic.twitter.com/YXiWCgtZ2P
— Sâmia Bomfim (@samiabomfim) July 18, 2025
Para o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, devido ao uso da tornozoleira de Bolsonaro “agora, um possível plano de fuga ficou mais difícil” .
TOC, TOC, TOC! Agora, um possível plano de fuga ficou mais difícil. O @STF determinou uso de tornozeleira eletrônica no ex-presidente golpista, e a @policiafederal já cumpriu a decisão da Justiça. Como não é uma joia das “Arábias”, não poderá ser desviada nem vendida. #AnistiaNão pic.twitter.com/mMfZdMQSnm
— Luiz Marinho (@luizmarinhopt) July 18, 2025
Já a deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ) chamou Bolsonaro de “traidor da pátria” e “golpista”.
Bolsonaro terá que usar tornozeleira eletrônica, não poderá usar redes sociais e precisa ficar longe de toda e qualquer embaixada estrangeira. Está pagando o preço por ser um traidor da pátria e golpista.
— Talíria Petrone (@taliriapetrone) July 18, 2025
O que diz Bolsonaro
Em nota, a defesa do ex-presidente afirmou que recebeu com “surpresa e indignação” a imposição das medidas cautelares ao ex-presidente.
“A defesa do ex-Presidente Jair Bolsonaro recebeu com surpresa e indignação a imposição de medidas cautelares severas contra ele, que até o presente momento sempre cumpriu com todas as determinações do Poder Judiciário”, afirmaram os advogados de Bolsonaro.
CNN
