Polícia Federal indiciou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil) em um inquérito que investiga um suposto desvio de emendas parlamentares em emendas do ministro para a pavimentação de ruas de Vitorino Freire, no interior do Maranhão. A cidade é comandada pela irmã de Juscelino, Luanna Rezende, que chegou a ser afastada do cargo no ano passado e depois retomou o mandato.
O indiciamento foi revelado pela Folha de São Paulo e confirmado pelo GLOBO. Em nota, o ministério das Comunicações havia afirmado que Juscelino é “vítima de uma acusação injusta” e é “o maior interessado para que este caso seja esclarecido”. “Sua conduta sempre foi pautada pela ética, responsabilidade social e utilização adequada dos recursos públicos para melhorar as condições de vida da população mais pobre”, diz o texto enviado pela pasta.
Em entrevista ao GLOBO, em fevereiro, o ministro afirmou ver “com muita tranquilidade” as apurações e se “colocou à disposição” para dar explicações.
— Cabe ao parlamentar fazer a indicação das emendas, de como vai ser executado por prefeituras, governos locais. Dali para frente, cabe ao Executivo executar e ao órgão de controle fiscalizar. Cada um com seu papel dentro do estabelecido para a execução do Orçamento. E é importante colocar que essa empresa que estava executando essa obra (investigada pela PF) é uma empresa de grande porte no Maranhão, que executa dezenas ou centenas de obras. Não é nada pontual — disse, na ocasião.
A emenda parlamentar investigada foi indicada por Juscelino quando ele era deputado federal. O dinheiro foi enviado por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) do Maranhão. É a primeira vez que um ministro desta gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai à PF prestar depoimento.
Um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) apontou que 80% da estrada custeada pela emenda beneficiou propriedades dele e de seus familiares na região. O documento da CGU foi revelado pelo jornal “Folha de S. Paulo”.
Em nota, o ministro afirmou que a obra em questão “é um bem do povo de Vitorino Freire e a sua pavimentação, uma demanda antiga da população”.
“A estrada em questão conecta 11 povoados, onde centenas de pessoas sofrem, diariamente, com grandes desafios para se locomoverem ao trabalho, escolas, hospitais e postos de saúde, especialmente durante períodos chuvosos, quando a via se torna intransitável, isolando essa população”, explicou ele.
A obra de pavimentação da estrada foi orçada em R$ 7,5 milhões e tocada pela construtora Construservice, que tinha como sócio oculto o empresário Eduardo José Barros Costa, mais conhecido como “Eduardo DP” ou “Imperador”.
Relatório da PF indica que Juscelino integraria uma “organização criminosa” com o empresário com base em mensagens analisadas pelos investigadores no celular de Eduardo DP no período entre 2017 e 2020.
Fonte: O Globo
PF indicia ministro das Comunicações, Jucelino Filho, por desvios de emendas no Maranhão
Polícia Federal indiciou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil) em um inquérito que investiga um suposto desvio de...
-
by
-
jun 12, 2024

Last Post
Categories
- Arte & Cultura 50
- Atualizações 2169
- Autoral 526
- Bolsa família 3
- Bolsonaro 4
- Brasil 355
- Câmara de Natal 5
- Carnaval 2025 5
- Celebridades 31
- Cidades 764
- Ciência & Tecnologia 23
- Clima/Tempo 19
- Conexão Notícias RN 1
- Corpo De Bombeiros 1
- Cotidiano 19
- COVID-19 8
- Cultura 4
- Curiosidades 3
- Design 3
- Destaques 6
- Economia 111
- Economia 11
- Educação 90
- Education 5
- Eleições 2024 65
- Eleições 2026 13
- Esportes 103
- Festa Do Boi 3
- Geral 38
- Governo Do RN 272
- Governo Lula 4
- Internacional 174
- Justiça 26
- Learning 5
- Marketing 6
- Meio Ambiente 27
- Ministério Público 26
- Mundo 3
- Negócios 1
- Podcast 6
- Polícia 134
- Política 347
- Prefeitura de Natal 78
- Religiosidade & Fé 12
- Rio Grande do Norte 70
- Saúde 171
- Segurança Pública 102
- Sem categoria 153
- Solidariedade 3
- Sustentabilidade 1
- Technology 9
- Trânsito e Mobilidade 47
- Trending 7
- Turismo 5
- Video 4
Our Tags
anos
Após
Assembleia Legislativa
Bolsonaro
Brasil
Carnaval
contra
diz
dos
Economia
educação
Eleições 2024
EUA
Geral
Governo
Governo do RN
Governo Federal
Internacional
Justiça
Lula
mais
mil
milhões
Natal
Natal/RN
nesta
não
para
Parnamirim
Polícia
Política
por
Prisão
prêmio
Rio
Saúde
Segurança Pública
sobre
Stf
são
tem
Trump
trânsito e Mobilidade
vai
Venezuela