primeiro município do RN a oferecer tratamento

O município de Parnamirim se torna pioneiro no estado em oferecer tratamento médico veterinário gratuito para gatos com esporotricose, uma...
Caixa Econômica abre cadastro para revendedoras de gás no programa Gás do Povo, que garante recarga gratuita a famílias de baixa renda.

O município de Parnamirim se torna pioneiro no estado em oferecer tratamento médico veterinário gratuito para gatos com esporotricose, uma doença grave e de alto impacto tanto na saúde animal quanto na saúde pública. A iniciativa faz parte do Programa Protege Pet, viabilizado por emenda impositiva do vereador Michael Borges, que destinou recursos ao orçamento municipal para fortalecer as políticas de proteção e bem-estar animal no município.

Leia também:
Pesquisadores da UFRN alertam para aumento de casos de esporotricose em humanos e animais

Neste primeiro momento, os atendimentos contemplam o tratamento da esporotricose, mas a emenda também prevê o atendimento de cães com leishmaniose. A solenidade de lançamento aconteceu na Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), em Cajupiranga, com a presença do vereador Michael Borges, da prefeita Nilda Cruz, de protetores independentes e representantes de ONGs da causa animal.

Com o novo programa, uma média de 120 gatos serão atendidos por mês, de terça a quinta-feira, mediante agendamento prévio via WhatsApp pelo número (84) 3644-8185. Serão disponibilizadas 10 fichas por dia, garantindo atendimento contínuo e gratuito para tutores e protetores que enfrentam dificuldades em custear o tratamento da esporotricose.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Segundo o vereador Michael Borges, o momento marca um avanço histórico para a causa animal em Parnamirim:

“Hoje mesmo, a gente estava fazendo um levantamento de quantas pessoas nos contactaram pedindo ajuda para o tratamento dessas doenças, e muitas vezes essas pessoas não conseguem dar continuidade por falta de recursos. Hoje é um grande marco na causa animal, onde destinamos recursos da Prefeitura para esse fim, R$ 100 mil aplicados este ano no tratamento da esporotricose e leishmaniose.”

O vereador lembrou ainda que 70% dos lares brasileiros têm animais de estimação e que há cerca de 30 milhões de animais em situação de rua no país, realidade que se reflete também em Parnamirim, onde diversos protetores e voluntários atuam diariamente no resgate e cuidado de cães e gatos. Os recursos fazem parte da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025.

“Quando assumi a Prefeitura, o vereador Michael me disse que estaria ao lado da gestão para que eu nunca esquecesse da causa animal. Agradecemos pelas emendas destinadas, pois sabemos o quanto esses recursos fortalecem a concretização de um sonho que hoje se torna realidade,” afirmou a prefeita da cidade, Nilda Cruz.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“Além dos 100 mil destinados para o tratamento da esporotricose e leishmaniose, também estamos discutindo R$ 295 mil voltados especificamente à castração de cães e gatos. As ONGs e os protetores têm um papel essencial, e acredito que juntos conseguiremos realizar esse trabalho de forma mais ampla e eficiente.

Fonte: Ponta Negra News

  • About
    portal

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Last Post

Categories

Sair da versão mobile