O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) terá, em 2025, seu primeiro concurso público. O edital foi publicado nesta sexta-feira (25) no Diário Oficial do Estado e oferece 180 vagas para profissionais de nível superior nas áreas ambiental, administrativa e de fiscalização.
Leia também:
Sistema Fecomércio RN lança Faculdade Senac e amplia atuação com foco na formação superior
As inscrições começam em 28 de abril e seguem até 30 de maio, exclusivamente pelo site do Instituto AOCP (www.institutoaocp.org.br). As provas estão marcadas para o dia 27 de julho de 2025.
A governadora Fátima Bezerra destacou que o concurso fortalece o funcionalismo público. “O IDEMA é estratégico para que possamos avançar em nosso propósito: um Estado mais sustentável, seguro e inclusivo”, afirmou.
O diretor-geral do IDEMA, Werner Farkatt, ressaltou que esta será a primeira seleção pública do órgão, que hoje conta com servidores temporários. “Todo o investimento feito no Rio Grande do Norte passa pelo IDEMA. O concurso garante maior eficiência para o nosso trabalho”, disse.
Vagas e áreas de atuação
Segundo o secretário de Administração, Pedro Lopes, serão 113 vagas para Analista Ambiental, 27 para Analista Administrativo e 40 para Fiscal Ambiental. O cargo de Fiscal exige formação em qualquer área.
As vagas para Analista Ambiental contemplam 24 áreas de formação, incluindo biologia, engenharia ambiental, geologia, arquitetura, pedagogia e antropologia. Já os cargos de Analista Administrativo abrangem 10 áreas, como administração, direito, contabilidade e jornalismo.
O concurso reserva vagas para pessoas com deficiência e candidatos negros. A validade será de dois anos, prorrogável por igual período.
Estrutura das provas
A seleção terá provas objetivas e discursivas, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A parte objetiva será dividida em conhecimentos gerais — língua portuguesa, história e aspectos geoeconômicos do RN, informática — e conhecimentos específicos, além de legislação ambiental.
Fonte: Ponta Negra News
