O secretário da Fazenda do Rio Grande do Norte e pré-candidato a governador pelo PT, Cadu Xavier, não descarta a possibilidade da governadora Fátima Bezerra continuar no cargo até o fim de 2026 e ficar de fora da disputa ao Senado na próxima eleição. A declaração de Cadu foi feita em entrevista ao Jornal da Manhã da Jovem Pan News Natal nesta quarta-feira (10). A possibilidade surge depois de especulações, nas últimas semanas, de que o vice-governador Walter Alves (MDB) poderia desistir de assumir o governo em abril em razão da crise fiscal do estado. Cadu Xavier negou a existência da crise financeira, mas confirmou a resistência de Walter, embora tenha dito que ele nunca conversou com Fátima a respeito do assunto.
“A nossa intenção é que o vice-governador Walter termine esse processo de transição que nós iniciamos juntos, com a participação dele, com indicação dele de nomes, que ele assuma o governo em primeiro de abril. Se ele não assumir, abre-se uma tampa que tudo pode acontecer”, disse o secretário da Fazenda.
Questionado sobre a possibilidade de Fátima se manter no governo até o final do mandato, ele confirmou, embora a chance seja “mínima”. “Existe a possibilidade, que eu diria que é mínima, da governadora Fátima se manter no cargo. É uma possibilidade”, continuou.
Ainda segundo Xavier, a pré-candidatura de Fátima não é um projeto pessoal, mas parte dos planos do PT e do presidente Lula.
“A pré-candidatura da governadora Fátima ao Senado Federal não é um projeto pessoal dela. É uma missão dada pelo presidente Lula para aumentar a presença das forças progressistas no Senado Federal, que é muito importante para a manutenção da democracia no Brasil em 2026”, afirmou Cadu.
Walter fica?
De acordo com Cadu Xavier, o processo de sucessão do governo entre Fátima e Walter começou neste ano, inclusive com indicações do vice para o primeiro escalão do governo. O ex-prefeito de Apodi, Alan Silveira, assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte (Sedec), Luciano Santos assumiu a Secretaria Extraordinário de Assuntos Federativos, e Sérgio Rodrigues foi nomeado como novo diretor-presidente da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern).
“Então o processo de transição se inicia da forma mais correta possível, [com] a gente abrindo o governo do estado para o MDB num processo de transição para eles começarem a entender e começarem a contribuir de uma forma mais efetiva na gestão do estado. E paralelamente a isso, foi criada pelo vice-governador uma comissão para fazer essa transição do ponto de vista da gestão fiscal e financeira do estado. Ele trouxe duas pessoas para fazer esse processo para ele, de forma muito responsável, é preciso dizer, e a gente contribuiu com uma pessoa nossa lá da Sefaz [Secretaria da Fazenda]”, explicou Cadu.
“O fato novo é que há mais ou menos três semanas se tornou público que o vice-governador começou a se posicionar colocando em dúvida se iria assumir ou não. Importante colocar que ele nunca conversou com a governadora Fátima, nunca”, disse o titular da Sefaz.
Cadu Xavier disse que o Estado prevê restos a pagar para o próximo ano de cerca de R$ 1,5 bilhão, e negou que o crescimento da folha vai chegar a 40%. Segundo ele, esse crescimento ficaria entre 7% e 8% para o ano que vem. Para o chefe da Fazenda, do ponto de vista financeiro, não há motivos para Walter declinar de assumir o governo.
“Agora, quais os motivos levam o vice-governador a esse posicionamento, aí só quem pode dizer é ele. Não sei se ele vai ser candidato a deputado estadual, não sei, não sei. Eu não posso responder por Walter Alves”, frisou.
Cadu reafirma pré-candidatura ao governo
Mesmo com as incertezas para 2026, Cadu Xavier reforçou que mantém sua pré-candidatura a governador no próximo pleito e disse que não vê nenhum fato novo que o faça repensar isso.
“Desde fevereiro de 2025 a gente tá trabalhando nisso. A gente vem crescendo nas pesquisas, e mais do que pesquisa, eu sempre gosto de trabalhar com a sensação da gente enquanto cidadão. Eu tenho andado nas ruas, onde as pessoas me abordam. Então hoje a nossa pré-candidatura vem crescendo. A gente tem muita expectativa e confiança de que no processo eleitoral do ano que vem, com a entrada do presidente Lula nesse processo, nós vamos crescer ainda mais, porque quem defende os valores de Lula aqui no estado é a governadora Fátima e eu, do ponto de vista de processos majoritários”, apontou.
Fonte: saibamais.jor.br
