O vice-governador Walter Alves (MDB) terá duas reuniões importantes em Brasília, nesta terça-feira (16), para definir se assumirá ou não o Governo do Estado em abril de 2026. A primeira delas é com o presidente nacional do PT, Edinho Silva. A segunda será com dois líderes nacionais do MDB: o ministro dos Transportes Renan Filho e o deputado federal Isnaldo Bulhões – ambos de Alagoas.
A informação sobre a reunião de Walter com Edinho foi dada em primeira mão pelo jornalista Heitor Gregório na 98 FM Natal. A reportagem da Agência Saiba Mais confirmou a informação com fontes ligadas ao vice-governador e ao presidente nacional do PT. O encontro está previsto para o final da tarde.
“Ele volta de Brasília com uma definição [se assumirá ou não o governo] e conversa com Fátima. Vamos ver o que acontece”, disse, em off, a fonte próxima ao vice-governador, que revelou ainda que Walter Alves tem sofrido “pressão” do PT Nacional.
Walter Alves voltará na quinta-feira (18) de Brasília. Não há confirmação ainda de quando será a conversa dele com a governadora Fátima Bezerra (PT).
O convite para a reunião em Brasília, segundo a apuração da reportagem, partiu de Edinho Silva. Depois de se reunir com o presidente nacional do PT, o vice-governador conversará com Renan Filho e Isnaldo Bulhões.
O deputado federal alagoano participou da reunião que fechou a chapa de Fátima e Walter Alves em 2022. Na conversa com os aliados do MDB, o vice-governador deverá apresentar os dados do levantamento que mandou fazer sobre as contas do Governo do Estado.
As especulações sobre a possibilidade de o vice-governador não assumir o governo estadual começaram a circular em novembro. No final do mês, em entrevista a um blog de São Paulo do Potengi, Walter afirmou que conversaria com a governadora Fátima Bezerra “no momento certo” sobre sua decisão.
“Esse assunto a gente vai conversar com a governadora no momento certo, ainda está cedo. Nós vamos ter uma conversa com a governadora para definirmos o futuro do nosso partido”, declarou, na ocasião, o vice-governador.
Saiba Mais: Walter diz que conversará com Fátima antes de decidir se assumirá Governo do RN
Desistência de Walter pode interferir nos planos de Fátima
A governadora Fátima Bezerra já havia confirmado que renunciaria ao cargo no início de abril para se candidatar ao Senado em 2026.
As especulações sobre a possibilidade de Walter Alves não assumir o Governo do Estado, no entanto, alimentaram rumores de que ela poderia desistir da candidatura e terminar o mandato.
Essa hipótese foi admitida pelo secretário estadual da Fazenda, Cadu Xavier, que é pré-candidato a governador pelo PT. A chance, no entanto, segundo o petista, é “mínima”.
“A nossa intenção é que o vice-governador Walter Alves termine esse processo de transição que nós iniciamos juntos, com a participação dele, com indicação dele de nomes, que ele assuma o governo em primeiro de abril. Mas, se ele não assumir, abre-se uma tampa que tudo pode acontecer”, disse o pré-candidato petista em entrevista à Jovem Pan News Natal.
Saiba Mais: Cadu admite possibilidade “mínima” de Fátima ficar no governo
PT reafirma que prioridades para 2026 são candidaturas de Lula, Fátima e Cadu

Em reunião do diretório estadual do PT, no último sábado (13), no município de Assú, o partido aprovou uma resolução política reafirmando que suas prioridades eleitorais para 2026 são a reeleição do presidente Lula, a eleição de Fátima ao Senado e a candidatura de Cadu Xavier ao Governo do Estado.
A resolução política intitulada “Defender nosso legado, reeleger Lula, eleger Fátima senadora e Cadu governador” orienta a atuação do partido para o próximo período e reafirma prioridades estratégicas para o enfrentamento da extrema direita e a disputa eleitoral de 2026.
A vereadora de Natal e presidente estadual do PT, Samanda Alves, enfatizou que a resolução expressa a “unidade política e clareza de rumos” do PT.
“O PT do Rio Grande do Norte sai desta reunião com uma posição firme: não abriremos mão de defender nosso legado, de enfrentar a extrema direita e de apresentar ao povo potiguar um projeto que já provou que dá certo. O estado que estava quebrado foi reconstruído com responsabilidade, justiça social e compromisso popular”, afirmou.
Saiba Mais: PT-RN mira eleições e reafirma candidaturas de Lula, Fátima e Cadu para 2026
Fonte: saibamais.jor.br