O Governo do Estado do Rio Grande do Norte oficializou a convocação dos 1.607 professores e especialistas em Educação aprovados no concurso mais recente, realizado em 2025. Ao todo, as 16 Diretorias Regionais de Educação e Cultura (DIRECs) do estado serão beneficiadas pela convocação. O concurso previa, inicialmente, um total de 598 vagas. A lista completa com os nomes dos convocados está disponível no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta (8). Confira:
O último concurso para professor e especialista em Educação havia sido realizado em 2015. De acordo com a governadora Fátima Bezerra, essa é a maior convocação da história da educação pública do Rio Grande do Norte. Até abril do ano passado, o RN possuía 248 escolas em modelo de tempo integral, o que representava 36% da rede pública estadual. O objetivo é ampliar esses números já que os profissionais da Educação começam a trabalhar ainda no ano letivo de 2026.
De acordo com a a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer, a medida não impacta nas despesas do Estado, já que a convocação é voltada para a substituição de profissionais temporários e a Lei de Responsabilidade Fiscal, permite a reposição de pessoal nas áreas de educação, saúde e segurança mesmo em cenários de restrição, por se tratarem de serviços essenciais.
“A aposta é que a recomposição do quadro efetivo crie um ambiente propício para sustentar a expansão de ofertas de matrículas, como por exemplo, na Educação em Tempo Integral, que será, por mais um ano, ampliada”, explica a secretária de Educação do RN, professora Socorro Batista.
Fonte: saibamais.jor.br
