Início Atualizações Tânia Maria vence prêmio no Chile e reforça corrida ao Oscar 2026

Tânia Maria vence prêmio no Chile e reforça corrida ao Oscar 2026

0
Tânia Maria vence prêmio no Chile e reforça corrida ao Oscar 2026

O Círculo de Críticos de Santiago (CCS) premia a potiguar Tânia Maria como Melhor Atriz Coadjuvante de 2025, por sua participação como Sebastiana em “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho. O CCS é uma organização de jornalistas e comunicadores do Chile criada com o propósito de apresentar os melhores filmes e atuações do ano.

O anúncio da premiação foi feito pelas redes sociais do diretor, em campanha para a atriz ser indicada na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante no Oscar. Nas redes, Kleber também evidencia a crítica do jornal inglês The Guardian que destaca a atuação de Tânia Maria como “maravilhosa”. 

O nome de Tânia Maria já apareceu nas previsões de outras mídias relevantes para o universo do cinema, como as revistas Variety e The Hollywood Reporter, como uma das possíveis indicadas ao Oscar 2026.

Não é só a crítica especializada que consagra a potiguar, moradora da comunidade  Santo Antônio da Cobra, em Parelhas (RN). Wagner Moura, ator principal do filme e premiado como Melhor Ator de Drama no Globo de Ouro, ficou fascinado com sua interpretação.“Maravilhosa. Ela é uma loucura, eu sou louco por ela”, declara.

Tânia Maria também tem sido sucesso entre o público. Camisetas com ela na estampa ganharam as redes e se esgotaram rapidamente. Fãs ainda mobilizaram um concurso de melhor sósia de Dona Sebastiana no cinema Estação Net Rio, no Rio de Janeiro. O evento aconteceu pouco antes da cerimônia do Globo de Ouro, no domingo (11).

Segundo Kleber Mendonça Filho, ele já escreveu a personagem Dona Sebastiana de forma direcionada, para que Tânia Maria estrelasse seu filme. “Ela é uma grande atriz”, afirma.

Trajetória

Tânia Maria é uma artesã, costureira e atriz potiguar de 78 anos, natural de Parelhas, Seridó potiguar. Sua trajetória no cinema começou tardiamente, como figurante no longa Bacurau (2019), de Kleber Mendonça Filho. A grande virada na carreira se deve à sua interpretação como Sebastiana em O Agente Secreto, do mesmo diretor.

Apesar de ter começado na atuação já na terceira idade, Tânia tem agenda cheia para novas produções audiovisuais. Mesmo com o sucesso, ela nunca se afastou de suas raízes no artesanato e na costura, atividades que exerce desde os 15 anos e que foi o meio de sustento de sua família. 

Saiba+:



Fonte: saibamais.jor.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile