Paulinho Freire (União Brasil) foi oficialmente empossado como novo prefeito de Natal e, em sua primeira declaração à imprensa após a cerimônia, destacou que os primeiros passos de sua gestão serão focados em cortar gastos e melhorar a eficiência da administração pública.
“Meu compromisso maior é com o trabalho e com a transparência. Precisamos adotar algumas medidas logo no início, mesmo que nem todos concordem. Porém, são ações necessárias. Estamos comprometidos em zerar a fila das creches e reduzir os alagamentos na cidade. Embora estejamos atrasados, é urgente realizar a manutenção das lagoas e drenagens de Natal, além de garantir que a máquina pública funcione. Isso exigirá dias intensos de trabalho”, afirmou.
Paulinho explicou que, já na quinta-feira (2), reunirá diversos setores da administração municipal, incluindo a Procuradoria, Planejamento, Administração, Tributação e Gabinete Civil, para elaborar essas ações. Ele frisou que o foco será a contenção de custos, com a revisão de contratos e corte de despesas como jetons, gratificações e diárias. “Precisamos fazer ajustes no orçamento para garantir recursos que permitam investir em ações essenciais, como a limpeza das lagoas, zerar a fila das creches e melhorar a saúde, com a redução da demanda por consultas e exames”, disse, destacando que a meta para os primeiros seis meses será reestruturar os serviços municipais que ainda não atendem satisfatoriamente a população.
Na última segunda-feira (30), Paulinho anunciou o secretariado, com destaque para nomes que integraram a gestão anterior de Álvaro Dias (Republicanos), principal aliado de Paulinho durante a campanha eleitoral.
O novo prefeito de Natal foi eleito nas eleições de outubro, derrotando Natália Bonavides (PT) nos dois turnos. No segundo turno, Paulinho obteve 222.661 votos, o que corresponde a 55,34% dos votos válidos, enquanto Natália recebeu 179.714 votos (44,66%).
**Perfil**
Paulo Eduardo da Costa Freire, o Paulinho Freire, é empresário de 60 anos, natural de Natal. Foi eleito vereador em 1992 pelo PMDB e presidiu a Câmara Municipal entre 1997 e 2002. Em 2022, foi eleito deputado federal pelo União Brasil.
Joanna de Oliveira Guerra, de 34 anos, é graduada em Gestão de Políticas Públicas e mestre em Estudos Urbanos e Regionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ela já ocupou cargos na Secretaria Municipal de Planejamento e foi diretora de Elaboração e Gestão de Projetos Integrados entre 2015 e 2020.
Paulinho Freire com ingratidão com 3 vereadores não reeleitos: Aroldo Alves, Raniere Barbosa e Nivaldo Bacurau, esses sim deram o sangue para eleger Paulinho Freire e o muito obrigado é deixá-los de escanteio.
Futuras eleições estão por vim, ele vai querer o apoio desses 3 para eleger a esposa dele Nina para Deputada Estadual ou Federal. A a resposta as comunidades ligadas a esses três ex Vereadores vão dá a resposta nas urnas em 2026.