#manchete caes e gatos campanha antirrábica 2026 Mundo Pet Natal Prefeitura do Natal saúde animal Unidade de Vigilância de Zoonoses vacina contra raiva Vacinação antirrábica vacinação de animais zoonoses

Cães e gatos podem receber vacina contra a raiva em Natal neste sábado – NOTÍCIAS SOBRE O RIO GRANDE DO NORTE

A doença apresenta taxa de letalidade próxima de 100% depois do início dos sintomas. Foto: Reprodução/Prefeitura de Teixeira de Freitas.

A doença apresenta taxa de letalidade próxima de 100% depois do início dos sintomas. Foto: Reprodução/Prefeitura de Teixeira de Freitas.

A Prefeitura do Natal realiza neste sábado (22) mais uma etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica 2026, com atendimento em postos fixos e equipes percorrendo bairros da capital para a vacinação porta a porta. A ação é coordenada pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ).

Até o momento, mais de 52 mil cães e gatos já foram imunizados na cidade. A campanha tem como objetivo alcançar 80% de cobertura vacinal e permanece em andamento até 30 de setembro. O Dia D está programado para 26 de setembro.

Podem receber a vacina animais saudáveis a partir dos três meses de idade que não tenham passado por tratamento com medicamentos nos últimos 30 dias e ainda não tenham sido vacinados contra a raiva neste ano.

Onde vacinar

Os postos fixos funcionarão em diferentes regiões de Natal. Na zona Norte, haverá atendimento na UBS Pajuçara, das 8h às 12h; no Dantas Rações e na USF Panatis, também das 8h às 12h; e na Unidade de Vigilância de Zoonoses, das 8h às 16h.

Na zona Sul, a vacinação será realizada no Supermercado Miramar, em Neópolis, e no Núcleo de Cura Animal, em Capim Macio, ambos das 8h às 12h.

Na zona Oeste, a Policlínica Oeste, na Cidade da Esperança, receberá os animais das 8h às 12h.

Pontos fixos

Zona Norte I

  • UBS Pajuçara — Rua Maracaí, s/n, Conjunto Pajuçara II, Pajuçara — 8h às 12h.

Zona Norte II

  • Dantas Rações — Avenida Paulistana, 2126, Potengi — 8h às 12h.
  • USF Panatis — Rua Milton Servita Brito, 994, Potengi — 8h às 12h.
  • Unidade de Vigilância de Zoonoses — Potengi — 8h às 16h.

Zona Sul

  • Supermercado Miramar — Avenida São Miguel dos Caribes, 4505, Neópolis — 8h às 12h.
  • Núcleo de Cura Animal — Rua Coronel Luciano Saldanha, 1756, Capim Macio — 8h às 12h.

Zona Oeste

  • Policlínica Oeste — Avenida Pernambuco, 251, Cidade da Esperança — 8h às 12h.

Vacinação porta a porta

As equipes também estarão nas ruas das 8h às 12h para realizar a imunização diretamente nas residências dos bairros selecionados.

  • Norte I: Lagoa Azul, incluindo Conjunto Nova Natal e Loteamento José Sarney;
  • Norte II: Potengi, no Conjunto Santarém;
  • Sul: Pitimbu, nas proximidades do Condomínio Villagio Veritá;
  • Leste: Tirol;
  • Oeste: Nordeste.

Raiva pode ser evitada com vacinação

A raiva é uma infecção viral que atinge mamíferos e pode ser transmitida aos seres humanos. O contágio ocorre principalmente por mordidas e arranhaduras ou quando a saliva de um animal infectado entra em contato com ferimentos ou mucosas.

A doença apresenta taxa de letalidade próxima de 100% depois do início dos sintomas. Por isso, manter cães e gatos imunizados é considerado uma das principais medidas preventivas, além de contribuir para reduzir a circulação do vírus e proteger a população.

A Prefeitura orienta que moradores procurem atendimento da UVZ caso encontrem animais com comportamento agressivo ou suspeito. Informações também podem ser solicitadas pelo WhatsApp (84) 3232-8235 ou pelo aplicativo Natal Digital.

Ópera “Le Villi”, de Puccini, ganha montagem potiguar no Teatro Alberto Maranhão

window.fbAsyncInit = function() {
FB.init({
appId : ‘2150239102090467’,
xfbml : true,
version : ‘v22.0’
});
FB.AppEvents.logPageView();
};

(function(d, s, id){
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) {return;}
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Fonte: O Poti

Portal

About Author

Você também pode gostar de

Clima/Tempo Natal

Chuvas acumulam mais de 100 mm somente em Pajuçara durante a madrugada em Natal

A madrugada desta quarta-feira (13) foi marcada por chuvas em diferentes regiões de Natal. Dados registrados pelos pluviômetros automáticos da
Natal Saúde

Trabalhadores da saúde param e fazem protesto em frente a Prefeitura de Natal

Trabalhadores da saúde municipal de Natal realizaram uma paralisação e um ato público na manhã desta terça-feira (30) para cobrar