27.1 C
Natal
domingo, abril 28, 2024

RN inicia vacinação contra a influenza no próximo dia 18

Veja tambem

Do Saiba Mais – A campanha de imunização contra a influenza é tradicionalmente iniciada em maio. Porém, este ano, ela foi antecipada e começa no próximo dia 18 de março, quando o Rio Grande do Norte inicia o trabalho de vacinação dos grupos prioritários, com mais de 360 mil doses disponíveis neste primeiro lote para atender a esses grupos.

Os imunizantes já chegaram ao RN e começam a ser distribuídos pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) às seis unidades regionais no interior, onde os municípios já começaram a recolher seus lotes desde a sexta-feira (08).

A data escolhida para iniciar a vacinação antecipa em uma semana a data sugerida pelo Ministério da Saúde, que é 25 de março. “Foi pactuado na Câmara Técnica da Vacinação a antecipação da campanha de Influenza 2024 tendo em vista que estamos vivenciando um período de maior circulação dos vírus, e a vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza, possuindo a capacidade de promover imunidade reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos”, destacou a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Laiane Graziela.

A previsão é de que até o próximo dia 15, todas as 167 cidades potiguares estejam com suas vacinas estocadas e prontas para aplicação.

A vacina utilizada na campanha é a trivalente, que protege contra os principais vírus da influenza em circulação no Brasil e pode ser aplicada em conjunto com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. Em 2023, foram aplicadas cerca de 961 mil doses da vacina contra a influenza no RN.

- Advertisement -spot_img

Mais interações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Últimas Postagens