Início Atualizações Cadu cresce para governador ao ter nome associado a Lula, mostra pesquisa

Cadu cresce para governador ao ter nome associado a Lula, mostra pesquisa

0
Cadu cresce para governador ao ter nome associado a Lula, mostra pesquisa

O secretário da Fazenda Cadu Xavier (PT) quase triplica suas intenções de voto ao governo do Rio Grande do Norte quando tem o nome associado ao do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. É o que mostra uma nova pesquisa divulgada na quarta-feira (24) pela Rádio 93 FM de de Mossoró.

O levantamento foi realizado pelo instituto DataSensus RN entre os dias 16 e 18 de dezembro em todo o estado. Na intenção estimulada de voto para governador, sem nenhuma associação de outro nome, Cadu Xavier aparece com 6,6%, atrás de Rogério Marinho (PL), com 28,1%, e Allyson Bezerra (União), que lidera com 36,5%. Brancos e nulos somam 9,8%, enquanto outros 19% não sabem ou não responderam.

Já quando Cadu passa a ser associado com Lula, ele quase triplica suas intenções de voto, crescendo para 18,5%. Allyson Bezerra (sem associação) mantém a dianteira com 28,8%, e Rogério Marinho, associado a Bolsonaro, registra 27,5%. Brancos e nulos são 8,2% e 17% não sabem ou não responderam. Para a coordenação de campanha do petista, os números mostram que existe a possibilidade de chegada ao segundo turno. 

A associação ao presidente deve ser um dos trunfos de campanha de Cadu para 2026. Lula possui alta aceitação no Nordeste e, por conseguinte, no Rio Grande do Norte. Em 2022, no segundo turno contra Bolsonaro, o petista venceu com 65,1% dos votos no RN. 

Nas redes sociais, o pré-candidato do PT ao governo do RN já utiliza a alcunha de “Cadu de Lula”. Na pesquisa Datasensus, quando perguntados sobre o que sabem ou o que ouviram falar de Cadu Xavier, 78% dos ouvidos afirmam que nunca ouviram falar, e 15% dizem que conhecem ele só pelo nome.

Disputa acirrada ao Senado

A pesquisa também mostra uma disputa acirrada ao Senado, que vai eleger dois parlamentares na próxima eleição. Na estimulada, Styvenson Valentim (PSDB) aparece em primeiro lugar com 39,4%; Fátima Bezerra (PT) possui 26,1% das intenções de voto, e Zenaide Maia (PSD), 22,7%. O ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), possui intenção de voto de 19,9%.

Abaixo deles, outros nomes surgem com menos força. O secretário da Saúde do RN, Alexandre Motta (PT), foi citado por 10% dos entrevistados. Coronel Hélio (PL) registra 8,5%, seguido por Jean Paul Prates (PDT), com 3,6%, e Luizinho Cavalcante (PSB), com 1,7%. Os números consideram a soma do primeiro e segundo voto apontados pelos entrevistados. 

Lula lidera com folga no RN

Ratificando o favoritismo petista, Lula é o pré-candidato à presidência preferido pelos eleitores potiguares até o momento. Com 49%, o atual chefe do Planalto tem mais do que o dobro de intenções de voto do segundo colocado, Flávio Bolsonaro, do PL, com 21%.  

Outros nomes da direita surgem abaixo, distantes dos dois primeiros lugares. É o caso do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 6%; e do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), com 2%. Eduardo Leite (PSD), Ronaldo Caiado (União) e Romeu Zema (Novo) somam 1% cada.

A pesquisa DataSensus possui margem de erro de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.

Fonte: saibamais.jor.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile