Atualizações

COB avalia que Brasil fechou Jogos de Inverno com chave de ouro

© Rafael Bello/COB/Direitos Reservados

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) afirmou que o Brasil fechou com chave de ouro a participação nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, disputados nas localidades italianas de Milão e Cortina. Em comunicado emitido neste domingo (22), a entidade afirmou que o ápice da campanha verde-amarela foi o ouro de Lucas Pinheiro Braathen no slalom gigante, a primeira medalha brasileira em uma edição do megaevento esportivo.

“Começamos bem, aumentando o número de participantes, aumentando o número da delegação. E fechamos literalmente com a chave de ouro, conquistando a primeira medalha olímpica do Brasil em Jogos Olímpicos de Inverno. E logo uma medalha de ouro”, celebrou o presidente do COB, Marco La Porta.

“Eu e o Brasil não estávamos aqui nos Jogos Olímpicos de Inverno apenas para participar. Estávamos aqui para fazer a diferença, trazer nossas cores, outra mentalidade, outra cultura e celebrar essa diversidade do Brasil e do esporte. Acho que esse ouro representa a força que existe nessa diversidade”, declarou Lucas Pinheiro Braathen.

No megaevento realizado na Itália, e que chegou ao final neste domingo, o Brasil contou com a sua maior delegação até hoje numa edição de Jogos Olímpicos de Inverno, com 14 atletas.

Quem também celebrou os Jogos de Inverno de Cortina e Milão foi o Comitê Olímpico Internacional (COI). Em discurso antes da cerimônia de encerramento, o presidente do COI, Kirsty Coventry, qualificou o evento como fantástico.

“Nas últimas duas semanas, vimos e vivemos Jogos incríveis. Não tenho palavras”, disse Coventry, que presidiu seus primeiros Jogos após sua eleição no ano passado.

* Com informações da agência de notícias Reuters.

Fonte: Agência Brasil de Noticias

Related Articles
Ibama oferece cursos gratuitos on-line de educação ambiental
Atualizações

Ibama oferece cursos gratuitos on-line de educação ambiental

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)...

Atualizações

Defesa Civil auxilia cidades fluminenses afetadas pelas fortes chuvas

Mais de 60 máquinas e equipes técnicas foram enviadas neste domingo (22),...

Verão na lata: Em Parnamirim, Casa do rock lança bandas em audiovisual
Atualizações

Em Parnamirim, Casa do rock lança bandas em audiovisual

A Casa do Rock, referência em Parnamirim (RN) na cena underground, lançou...

Atualizações

Feito Pipa é premiado no Festival Internacional de Cinema de Berlim

O filme brasileiro Feito Pipa, dirigido por Allan Deberton, foi premiado no...