Atualizações

Governo do RN autoriza uso comercial da Rampa por empresas privadas

Share
Governo do RN autoriza uso comercial da Rampa por empresas privadas
Share

O Governo do Rio Grande do Norte publicou um aviso de licitação para concessão onerosa de áreas do Complexo Cultural Rampa à iniciativa privada. A ideia é que empresas interessadas possam explorar comercialmente o espaço.

A publicação foi feita na sexta-feira (13), no Diário Oficial do Estado (DOE).  A sessão pública de abertura será no dia 4 de março às 10h. A medida prevê a instalação de restaurante, bistrô e/ou café, além de máquinas de autoatendimento.

A iniciativa já havia sido anunciada pela governadora Fátima Bezerra no dia 11, durante encontro com a imprensa potiguar. Segundo Fátima Bezerra, a medida permitirá o aproveitamento de áreas ociosas, estimulará a geração de emprego e renda e evitará que o Estado assuma custos operacionais dessas atividades comerciais.

O processo vai ocorrer por meio de Pregão Eletrônico com critério de julgamento de maior lance. O valor da oferta, a título de outorga pela concessão, também terá como beneficiária a população, já que o dinheiro investido integrará o orçamento fiscal do Estado.

A discussão sobre modelos de exploração econômica do Complexo Cultural da Rampa já vinha ocorrendo pelo menos desde 2024. A intenção do Governo do Estado é fazer do equipamento um espaço de lazer, cultura e sede de eventos da cidade, avaliando as melhores propostas para potencializar o uso do espaço. 

A Agência SAIBA MAIS buscou a assessoria da Secretaria de Estado da Administração (Sead), responsável pelo aviso de licitação, para uma entrevista a respeito do assunto. A pasta disse que avaliaria a disponibilidade, mas não houve novo retorno até a publicação da matéria.

Complexo Cultural da Rampa

Após quase 17 anos fechado para restauro, reforma e construção, o Complexo Cultural da Rampa foi inaugurado no dia 07 de agosto de 2022. O equipamento está localizado às margens do rio Potengi, e é conhecido por sua relevância histórica, especialmente durante a Segunda Guerra Mundial, quando funcionou como base de apoio para operações aéreas dos Estados Unidos.

Atualmente, o Complexo da Rampa é um centro cultural multifuncional que abriga exposições permanentes e temporárias, além de eventos culturais, artísticos e educativos.O Complexo conta com um museu que narra a participação de Natal na Segunda Guerra, com um viés voltado para a aviação, além de áreas para atividades culturais e sociais. Uma das exposições atuais é o “Mundo Zira”, uma experiência interativa e gratuita que celebra a obra do cartunista Ziraldo (1932-2024).

Fonte: saibamais.jor.br

Share

Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Articles
Atualizações

Carnaval 2026: Veja programação dos blocos do Rio neste domingo

No último dia de carnaval no Rio de Janeiro, neste domingo, (22),...

Atualizações

Lula diz que Sul Global pode mudar a lógica econômica do mundo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a união dos países...

Atualizações

São Paulo e Palmeiras se garantem nas semis do Campeonato Paulista

Os dois primeiros semifinalistas do Campeonato Paulista foram definidos na noite deste...

Defesa Civil interdita novas casas após transbordo de lagoa na Zona Norte
Atualizações

Defesa Civil interdita novas casas após transbordo de lagoa na Zona Norte

As equipes da Defesa Civil do Rio Grande do Norte e de...