Mantenha-se Conectado!

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Internacional

Mais de 500 mil pessoas estão passando fome em Gaza, diz monitor global

Cavalo mutilado em SP: entenda por que suspeito não foi preso

A fome atingiu uma área da Faixa de Gaza e provavelmente se espalhará ao longo do próximo mês, determinou um monitor global da fome nesta sexta-feira (22), uma avaliação que aumentará a pressão sobre Israel para permitir a entrada de mais ajuda humanitária no território palestino devastado pela guerra.

O sistema IPC (Classificação Integrada da Fase de Segurança Alimentar, na sigla em inglês) informou que 514 mil pessoas — quase um quarto dos palestinos em Gaza — estão passando fome, e esse número deve aumentar para 641 mil até o final de setembro.

Cerca de 280 mil dessas pessoas estão na região norte, abrangendo a Cidade de Gaza — conhecida como província de Gaza — que o IPC afirmou estar em situação de fome, sua primeira determinação desse tipo no território.

O restante está em Deir al-Balah e Khan Younis — áreas do centro e sul que o IPC projetou que estariam em situação de fome até o final do próximo mês.

Israel rejeitou o relatório como “falso e tendencioso”, com o órgão militar que coordena as entregas de ajuda a Gaza dizendo que o IPC baseou sua pesquisa em “dados parciais originários da Organização Terrorista Hamas”.

Para que uma região seja classificada como em situação de fome, pelo menos 20% da população deve sofrer de extrema escassez de alimentos, com uma em cada três crianças gravemente desnutridas e duas pessoas em cada 10 mil morrendo diariamente de fome ou desnutrição e doenças.

Mesmo que uma região ainda não tenha sido classificada como em situação de fome por não atingir esses limiares, o IPC pode determinar que as famílias ali presentes estejam sofrendo de condições de fome, que ele descreve como inanição, miséria e morte.

O chefe de direitos humanos da ONU, Volker Türk, disse nesta sexta-feira (22) que a fome em Gaza era o resultado direto das ações do governo israelense e alertou que mortes por inanição poderiam ser consideradas crimes de guerra.

A análise do IPC surge após o Reino Unido, Canadá, Austrália e muitos países europeus afirmarem que a crise humanitária atingiu “níveis inimagináveis” após quase dois anos de guerra entre Israel e os militantes palestinos do Hamas.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, há muito alerta para uma “catástrofe humanitária épica” no território de mais de dois milhões de pessoas.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou no mês passado que muitas pessoas estavam morrendo de fome, o que o colocou em desacordo com alguns membros do seu Partido Republicano, que apoiaram firmemente a posição do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, de que não havia fome.

Fonte: Noticias do Mundo – CNN

portal

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Eleições 2024 Internacional

Trump oficializa candidatura à presidência dos EUA e anuncia nome para vice

Donald Trump foi oficializado como candidato do Partido Republicano às eleições presidenciais de 2024 dos Estados Unidos.Pouco tempo antes, Trump
Eleições 2024 Internacional Política

Joe Biden anuncia que não irá se candidatar à reeleição nos EUA

Após pressão de democratas, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou neste domingo (21) que não irá concorrer à