VW cria Virtus conversível para Lula repetir foto de 1959 com JK e Fusca

A Volkswagen aproveitou a cerimônia do anúncio de ampliação seu atual ciclo de investimentos no Brasil, na tarde desta sexta-feira, para continuar uma tradição que começou em 1959: transformou um carro em conversível para o Presidente da República circular pela fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). 

Desta vez, transformaram um Volkswagen Virtus Exclusive em conversível. O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o vice-presidente, Geraldo Alckmin, circularam pela fábrica no carro, com o CEO da VW do Brasil, Ciro Possobom, ao volante. 

(Ricardo Stuckert/Presidência da República)

Fotos semelhantes são feitas na fábrica da Anchieta desde sua inauguração, em 1959. Na ocasião, o então presidente, Juscelino Kubitschek e o governador Carvalho Pinto desfilaram pela fábrica em um Fusca conversível com o presidente da Volkswagen no Brasil, Wilhelm Shultz-Wenk, ao volante e o presidente do grupo Volkswagen, Henrich Nordhoff, no carona.

Juscelino Kubitschek acenando num Fusca conversível, conduzido por Henrich Nordhoff, presidente do grupo Volkswagen, no banco de passageiros, e Wilhelm Shultz-Wenk, presidente da Volkswagen no Brasil, ao volante (Volkswagen/Divulgação)

Em agosto de 1993, Itamar Franco reinaugurou a linha de montagem do Fusca na mesma fábrica. Na cerimônia, Itamar usou um Fusca conversível, feito especialmente para a ocasião.

Fusca transformado em conversível para o relançamento do Fusca, em 1993 (Memorial da República Presidente Itamar Franco/Divulgação)

Dez anos depois, em 2003, o presidente Lula e o então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, visitaram a Volkswagen do Brasil no ABC paulista e participaram de uma cerimônia que marcou os 50 anos da fábrica no país. Lula visitou a linha de produção do Polo e, durante a visita, ambos reeditaram a mesma foto histórica.

Lula e Alckmin na cerimônia de 50 anos da fábrica da Anchieta, em 2003 (Ricardo Stuckert/Presidência da República)

Os dois se encontraram em situação semelhante em 2005, na cerimônia de comemoração de 15 milhões de veículos produzidos pela fábrica. Desta vez, o carro era um VW Fox conversível, que foi dirigido pelo então presidente da VW do Brasil, Hans Christian.

Volkswagen Fox conversível criado em 2005 para a comemoração dos 15 milhões de carros fabricados pela VW no Brasil (Ricardo Stuckert/Presidência da República)

Quanto ao VW Virtus Conversível, não se trata de um dos 18 carros que a fabricante lançará no Brasil até 2028. É uma customização especial feita especialmente para o evento. O carro foi autografado e integrará o acervo histórico da fabricante, assim como alguns dos conversíveis criados para ocasiões semelhantes.

Quatro Rodas


Descubra mais sobre Portal RN Diário

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga-nos

Sponsor

spot_imgspot_img

Veja Tambem

Estudantes da rede estadual alcançam bons resultados e disputam vagas no SISU

Com a abertura do SISU, os estudantes têm a oportunidade de escolher cursos e instituições de ensino superior - Foto: Márcia Elisa Hoje (22) teve início mais...

POLÍCIA – Marcelinho Carioca, ex-jogador de futebol foi sequestrado. Polícia Civil confirma

Imagem/Divulgação A Polícia Civil de São Paulo confirmou hoje que Marcelinho Carioca, ex-jogador de futebol de 51 anos, foi vítima de sequestro após desaparecimento no...

Sisu 2024:  decepção dos candidatos após terem sido ‘aprovados’ e descoberto que ficaram sem a vaga

Na manhã de terça-feira (30), Khauany Freitas, de 18 anos, entrou no site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e viu a mensagem com...

Assinada a ordem de serviço para calçamento do acesso entre Bela Vista e Campinas na zona rural

Obra é aguardada há mais de 50 anos - Foto/Divulgação Após mais de cinquenta anos de espera, as comunidades de Bela Vista e Campinas, situadas...

Chumbo trocado – Irmã de Álvaro é exonerada da Fecam após prefeito demitir cargos de Nina Souza

A terça-feira (16) está animada na política de Natal.  Andrea Dias, irmã do prefeito de Natal, Álvaro Dias, foi demitida da Federação das Câmaras Municipais...

Descubra mais sobre Portal RN Diário

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading