Mantenha-se Conectado!

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Atualizações

A lenda do basquete e a mão santa de Maria Cristina

A lenda do basquete e a mão santa de Maria Cristina

Um tumor cerebral, diagnosticado e enfrentado há 15 anos, encerrou a vida do maior jogador de basquete brasileiro nesta sexta-feira. Oscar Daniel Bezerra Schmidt morreu em Santana de Parnaíba, cidade da Grande São Paulo, aos 68 anos.

O “Mão Santa” nasceu quando o pai, militar da Marinha, servia no Rio Grande do Norte. A mãe de Oscar é da família Bezerra, de Parelhas. Aos 13 anos, ele se mudou com a família para Brasília, onde começou a se destacar no basquete.

Quando ainda nem sabíamos, como hoje, que ele era natalense e estudou no Colégio Salesiano, na Ribeira, Oscar já havia escrito seu nome no hall da fama do basquete brasileiro e mundial, com números impressionantes ao longo de 25 temporadas como profissional.

Oscar foi o segundo maior pontuador da história do basquete, com 49.703 pontos, além de deter o recorde de maior pontuador da história dos Jogos Olímpicos, com 1.093 pontos.

Mesmo sem nunca ter atuado na NBA, apesar dos convites, Oscar escreveu seu nome no Hall da Fama da Federação Internacional de Basquete.

Na solenidade de premiação, diante das grandes estrelas da bola ao cesto, esnobou os colegas ao assumir o título de atleta que mais treinou entre eles.

O apelido de “Mão Santa” ele ganhou devido à pontaria de seus arremessos e revelou que sua mão não tinha nada de santa; tinha, sim, “uma mão treinada” por uma rotina de mil arremessos após dois treinos diários, ao longo de toda a sua carreira como jogador.

E sabe quem apanhava a bola e a devolvia ao craque? A mulher, Maria Cristina, com quem ele viveu por mais de 55 anos, provando que, por trás do sucesso de um grande homem, como o gigante Oscar e seus 2,05 metros, existe uma grande mulher.

Após se submeter a uma série de cirurgias e tratamentos, o Mão Santa resolveu parar com as sessões de quimioterapia, em 2022, e passou a jogar com o regulamento debaixo do braço, deixando a morte levá-lo lentamente, de mãos dadas com Maria Cristina.

Fonte: saibamais.jor.br

Ciro Pedroza

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Atualizações

Enem 2025: RN tem mais de 113 mil inscritos confirmados

Número de estudantes no exame é 10,9% superior aos inscritos de 2024. Provas desta edição do Enem tem data marcada
Atualizações Cotidiano

Incêndio atinge barracas de alimentação e deixa 4 feridos em festival gospel

Caso aconteceu na noite desta sexta-feira (25) durante shows do Festival Sal e Luz em Mossoró, no Rio Grande do