25.1 C
Natal
sábado, abril 27, 2024

Dois Anos de Guerra entre Rússia e Ucrânia: Um Conflito Persistente

Veja tambem

Primeira-ministra dinamarquesa, no centro, assiste ao depósito de flores por parte do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenski, num cemitério de Lviv, a 23 de Fevereiro de 2024. AP – Mads Claus Rasmussen

Em 24 de fevereiro de 2024, completaram-se dois anos desde o início do conflito armado entre a Rússia e a Ucrânia. Esse período foi marcado por perdas significativas de vidas, impactos econômicos e humanitários, além de tensões geopolíticas que reverberaram globalmente.

Aqui estão alguns pontos relevantes sobre essa guerra:

  1. Invasão Russa:
    • Em 24 de fevereiro de 2022, as tropas russas invadiram a Ucrânia por terra, ar e mar, desencadeando o maior ataque de um país europeu contra outro do mesmo continente desde a Segunda Guerra Mundial1.
    • O conflito tem sido caracterizado por batalhas intensas, ataques aéreos, ofensivas terrestres e situações de cerco em várias cidades ucranianas.
  2. Impactos Econômicos e Humanitários:
    • A economia russa, apesar das sanções internacionais, registrou crescimento de 3,6% em 2023 após uma retração de 1,2% em 2022 no primeiro ano da guerra2.
    • A Ucrânia enfrenta crises humanitárias, com perdas de vidas civis, deslocamento de pessoas e danos à infraestrutura.
  3. Promessas e Desafios:
    • O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, prometeu que a Ucrânia vencerá as tropas russas.
    • No entanto, o conflito persiste, e a reconstrução e a busca por uma solução pacífica continuam desafiadoras34.
  4. Contexto Geopolítico:
    • A guerra reflete tensões mais amplas entre a Rússia e o Ocidente, com questões como a expansão da OTAN, soberania e interesses estratégicos em jogo5.

Em resumo, os dois anos de guerra entre Rússia e Ucrânia têm sido marcados por tragédia, resiliência e complexidade. A comunidade internacional continua monitorando de perto os desenvolvimentos e buscando maneiras de mitigar o sofrimento humano e alcançar uma solução duradoura.

Desde que assumiu o poder em 2000, o presidente russo, Vladimir Putin, não escondeu sua determinação em restaurar o status da Rússia como potência global após anos de suposta humilhação pelos Estados Unidos e seus aliados da OTAN. O colapso da União Soviética, há 30 anos, foi um evento sísmico que mudou o mundo. A Rússia, atolada em uma crise de identidade, procurou definir sua identidade nacional e sua relação com o Ocidente. Embora o país tenha reduzido substancialmente suas reservas, ainda é a segunda maior força nuclear do mundo. Putin se referiu ao colapso da União Soviética como “a maior catástrofe geopolítica do século 20”, e desde então, ele tem trabalhado para restaurar o papel global da Rússia123. Embora a Rússia não seja considerada uma superpotência em termos econômicos, seu poderio militar continua sendo um fator relevante no cenário internacional43.

- Advertisement -spot_img

Mais interações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Últimas Postagens