25.1 C
Natal
sábado, abril 27, 2024

Ativistas jogam sopa no quadro da ‘Mona Lisa’, no Museu do Louvre, na França

Veja tambem

Ecologistas jogaram sopa na ‘Mona Lisa’, quadro mais famoso do mundo | Foto: David CANTINIAUX / AFPTV / AFP

Duas ativistas jogaram sopa contra o vidro blindado que protege a “Mona Lisa” no Museu do Louvre de Paris neste domingo (28), em uma manifestação para exigir o “direito a uma alimentação saudável e sustentável”.

O quadro mais famoso do mundo, também conhecido como “La Gioconda” e que é exposto atrás de um vidro de proteção desde 2005, já foi vítima de atos de vandalismo em diversas ocasiões. Em maio de 2022, por exemplo, foi alvo de uma torta de creme, que não afetou a obra.

O Louvre acionou uma unidade de crise e a sala de exibição do quadro de Leonardo da Vinci foi evacuada e passa por uma operação de limpeza.

A ação foi reivindicada, em um comunicado enviado à imprensa, por um grupo francês denominado “riposte alimentaire” (resposta alimentar).

“O que é mais importante? A arte ou o direito a uma alimentação saudável e sustentável?”, perguntaram as duas ativistas diante do quadro.

O grupo descreveu o lançamento da sopa como “a largada (de uma) campanha de resistência civil, com uma reivindicação clara que beneficia a todas e todos: a segurança social de uma alimentação sustentável”.

Nos últimos meses, diversos ativistas executaram ações contra obras de vários museus em diversos países.

Em outubro de 2022, dois jovens com camisas do movimento “Just Stop Oil” jogaram sopa de tomate na direção da obra “Girassóis” de Van Gogh, também protegido por um vidro, na National Gallery de Londres.

(AFP)

- Advertisement -spot_img

Mais interações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Últimas Postagens