Atualizações

Carlão de Souza “volta à cena do crime” com reedição de “Crônica da Banalidade”

O jornalista e escritor potiguar Carlos de Souza volta ao centro da cena cultural do Rio Grande do Norte com a reedição de Crônica da Banalidade, obra considerada um dos marcos da literatura potiguar contemporânea. Publicado originalmente em 1988, o livro retorna às prateleiras após mais de quatro décadas fora de circulação, em nova edição lançada pela Sebo Vermelho Edições.

O lançamento acontece no dia 16 de maio, a partir das 10h, no Sebo Vermelho, reunindo leitores, pesquisadores e admiradores da trajetória de Carlos de Souza, que deixou importante contribuição tanto para o jornalismo quanto para a literatura potiguar.

Carlão morreu dia 16 de agosto de 2019, vítima de câncer na região da bacia. Era natural de Areia Branca (RN), mas fez todo seu percurso profissional na imprensa escrita de Natal, assessoria de imprensa em órgãos públicos e como professor do curso de jornalismo da UFRN. Na literatura, foi autor de cinco livros. Além de “Crônicas da Banalidade”, lançou “Cachorro Magro”, “É Tudo Fogo de Palha”, “Cidade dos Reis” e “Urbi”.

Saiba Mais: Carlão de Souza: naquela mesa tá faltando ele

Reconhecido por sua escrita intensa, urbana e experimental, Carlos de Souza rompeu padrões tradicionais da prosa regionalista predominante no estado até os anos 1980. Em Crônica da Banalidade, o autor mistura elementos de autoficção, fluxo de consciência e referências à cultura beat para narrar a trajetória de um músico frustrado que tenta escapar da monotonia da vida noturna e acaba mergulhando em uma experiência existencial marcada pela loucura e pela solidão.

A obra ganhou destaque imediato junto à crítica local e, ao longo dos anos, consolidou-se como referência cult entre leitores e estudiosos da literatura potiguar. O crítico e historiador literário Manoel Onofre Jr. incluiu Carlos de Souza entre os principais nomes da ficção norte-rio-grandense em seu estudo Ficcionistas Potiguares, destacando o caráter filosófico e poético da narrativa.

Para pesquisadores da literatura contemporânea, a produção de Carlos de Souza ajudou a abrir novos caminhos para a prosa potiguar, deslocando o foco do regionalismo tradicional para temas urbanos, existenciais e experimentais.

Segundo a pesquisadora Cellina Muniz, a obra de “Carlão”, como era conhecido entre amigos e leitores, representou uma mudança estética importante na literatura produzida no estado.

A nova edição de Crônica da Banalidade chega revisada, com novo projeto gráfico e textos críticos assinados por pesquisadores como Cellina Muniz, Manoel Onofre Jr. e Thiago Gonzaga, além de uma entrevista inédita concedida pelo autor em 2012.

Carlão volta à cena com relançamento do primeiro livro / foto: João Maria Alves

O lançamento também celebra o legado cultural de Carlos de Souza para diferentes gerações de jornalistas, escritores e artistas potiguares. Além da atuação literária, o autor construiu trajetória marcante no jornalismo cultural, sendo lembrado pela escrita autoral, crítica e sensível diante das transformações sociais e urbanas de Natal.

A programação contará ainda com discotecagem temática de Fernandinho, o Implacável do Vinil, além de venda de kits comemorativos produzidos pela família do autor em parceria com o artista gráfico Edmar Viana.

Os interessados na pré-venda podem obter informações pelo perfil oficial do Sebo Vermelho no Instagram ou diretamente com Alex de Souza, filho do escritor e organizador da edição.



Fonte: saibamais.jor.br

Da Redação

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Atualizações

Enem 2025: RN tem mais de 113 mil inscritos confirmados

Número de estudantes no exame é 10,9% superior aos inscritos de 2024. Provas desta edição do Enem tem data marcada
Atualizações Cotidiano

Incêndio atinge barracas de alimentação e deixa 4 feridos em festival gospel

Caso aconteceu na noite desta sexta-feira (25) durante shows do Festival Sal e Luz em Mossoró, no Rio Grande do